Teste
Anthonomus grandis

 

Bicudo

Anthonomus grandis
O bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis, é o inseto de maior incidência e com maior potencial de dano à cultura do algodoeiro. Se não for controlado corretamente, a praga pode causar perdas de até 70% da produção.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

O adulto do bicudo do algodoeiro é um besouro que mede de 4 a 9 mm de comprimento e 7 mm de envergadura, tem coloração que varia de pardo-acinzentado ao preto, com pelos dourados. Apresenta dois espinhos no fêmur do primeiro par de pernas, bem salientes, um maior do que o outro. O bicudo é um inseto lento ao caminhar, que raramente voa, a não ser quando se dispersa para áreas vizinhas. Quando perturbado, o adulto contrai suas patas e deixa-se cair, fingindo-se de morto.

 

CICLO REPRODUTIVO

 

O bicudo do algodoeiro é um inseto de reprodução sexuada e holometabólico, isto é, com metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto). O pleno desenvolvimento das fases de vida do bicudo ocorre durante o período reprodutivo do algodão, em botões florais, flores e frutos (maçãs).

 

DANOS À LAVOURA

 

O bicudo do algodoeiro ataca a cultura na fase reprodutiva, perfurando os botões florais para se alimentar ou ovipositar, provocando a queda de botões florais, flores e maçãs novas. Durante um ciclo de cultivo do algodoeiro podem ocorrer de 5 a 7 ciclos do bicudo. O período de ataque estende-se dos 30 aos 130 dias, e o período compreendido entre 40 e 90 dias após a semeadura é a fase crítica de ataque do bicudo para o algodoeiro.

 

CONTROLE E MANEJO

 

Dentre as medidas de controle empregadas tem-se o monitoramento constante, o vazio sanitário, o controle biológico (uso parasitoides e predadores), o controle cultural (uso de variedades resistentes, entre outras. Pulverizações com inseticidas são a principal ferramenta de controle do inseto, e são utilizadas entre 18 e 23 aplicações por safra.

 

Chaser é o inseticida para algodão da IHARA que combate as pragas bicudo-do-algodoeiropulgão-do-algodoeiro e ácaro-rajado. Além disso, possui ação fungicida para controle da ramularia no algodão. Evite danos à produtividade dos algodoeiros com esta ferramenta eficiente no manejo de pragas e doenças, que reduz o risco de resistência. No caso dos ácaros, por exemplo, Chaser confere efeito ovicida e controla todas as fases da praga.

 

 

Bold é o inseticida para algodão da IHARA, que controla o ácaro-rajado, o bicudo-do-algodoeiro e a mosca-branca com tecnologia inovadora. Apresenta-se como uma solução da pesada para o manejo de resistência das pragas dos algodoeiros.Bold atua por contato e ingestão, proporcionando alta eficácia. Ele é um inseticida translaminar e sistêmico, sendo rapidamente absorvido pelas plantas, protegendo-as por dentro e por fora. Além disso, pode ser aplicado em qualquer fase da cultura.

 

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

Os problemas decorrentes do ataque de pragas estão entre os fatores limitantes ao cultivo do algodoeiro, uma vez que interferem na produtividade obtida e no lucro do agricultor, e o bicudo do algodoeiro é considerado uma das pragas mais prejudiciais à agricultura.

 

Fonte: Arquivos do Instituto Biológico

 

Culturas que atinge

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio