Buva

Conyza Bonariensis
A buva, Conyza bonariensis (sinônimos: Erigeron bonariensis, Conyza linearis, Conyza hispida, Conyza albida, Conyza ambigua, Conyza floribunda, Conyza linifolia), anteriormente considerada uma espécie infestante secundária, tornou-se uma das mais problemáticas, nocivas e invasivas plantas daninhas dos sistemas de cultivo.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

A buva é uma planta herbácea, com caule cilíndrico pouco ramificado e  alguns ramos no caule principal. As folhas são simples, alternadas, verticiladas, desprovidas de pecíolos; o limbo é longo lanceolado, com predomínio de margens inteiras. 

 

CICLO REPRODUTIVO

 

A buva é uma planta de ciclo anual que se reproduz exclusivamente por semente. No Brasil, o ciclo de vida da planta foi estimado em 120 dias.

 

DANOS À LAVOURA

 

A buva destaca-se por infestar pastagens, culturas perenes (citros e café) e lavouras anuais (algodão, milho, soja e trigo) e demonstra elevado potencial competitivo pelo fato de apresentar grande capacidade de explorar os recursos do ambiente (água, luz, calor, oxigênio e elementos minerais). Por isso, é capaz de reduzir a produtividade das culturas mesmo em baixas densidades de infestação. Na cultura da soja, por exemplo, a buva pode reduzir o rendimento em até 65%.

 

CONTROLE E MANEJO

 

O manejo da buva deve ser realizado de maneira contínua e através de diferentes técnicas do manejo integrado de plantas daninhas. Na maioria dos casos, o uso de um único método de controle pode não ser completamente efetivo, especialmente em longo prazo, mas diversas técnicas em conjunto, garantem um controle efetivo da planta daninha.

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

Nos sistemas de produção de grãos do Brasil, a resistência da buva a herbicidas produz uma série de impactos negativos ao sistema produtivo, dos quais o econômico é um dos principais, por causar aumento dos custos de controle e das possíveis perdas de produtividade oriundas da matocompetição.

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio