Teste
Conyza bonariensis

 

Buva

Conyza bonariensis
A buva, Conyza bonariensis (sinônimos: Erigeron bonariensis, Conyza linearis, Conyza hispida, Conyza albida, Conyza ambigua, Conyza floribunda, Conyza linifolia), anteriormente considerada uma espécie infestante secundária, tornou-se uma das mais problemáticas, nocivas e invasivas plantas daninhas dos sistemas de cultivo.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

A buva é uma planta herbácea, com caule cilíndrico pouco ramificado e  alguns ramos no caule principal. As folhas são simples, alternadas, verticiladas, desprovidas de pecíolos; o limbo é longo lanceolado, com predomínio de margens inteiras. 

 

CICLO REPRODUTIVO

 

A buva é uma planta de ciclo anual que se reproduz exclusivamente por semente. No Brasil, o ciclo de vida da planta foi estimado em 120 dias.

 

DANOS À LAVOURA

 

A buva destaca-se por infestar pastagens, culturas perenes (citros e café) e lavouras anuais (algodão, milho, soja e trigo) e demonstra elevado potencial competitivo pelo fato de apresentar grande capacidade de explorar os recursos do ambiente (água, luz, calor, oxigênio e elementos minerais). Por isso, é capaz de reduzir a produtividade das culturas mesmo em baixas densidades de infestação. Na cultura da soja, por exemplo, a buva pode reduzir o rendimento em até 65%.

 

CONTROLE E MANEJO

 

O manejo da buva deve ser realizado de maneira contínua e através de diferentes técnicas do manejo integrado de plantas daninhas. Na maioria dos casos, o uso de um único método de controle pode não ser completamente efetivo, especialmente em longo prazo, mas diversas técnicas em conjunto, garantem um controle efetivo da planta daninha.

 

Kyojin é o herbicida para soja e milho que integra os Herbicidas do Futuro IHARA, com a revolucionária Tecnologia Yamato. Ele atua no controle de plantas daninhas resistentes, como capim-colchãocorda-de-violacapim-pé-de-galinhatrapoerababuva, entre outras invasoras. Por ser um herbicida pré-emergente, seletivo e com efeito residual, Kyojin confere eficiência ao manejo, mantendo as lavouras no limpo. Para vencer a matocompetição é preciso inovar! Por isso, a IHARA traz esta solução inédita para melhorar o manejo de resistência.

 

 

Falcon é o herbicida para canacafé e citros, entre outras culturas. Ele controla as plantas daninhas de folhas largas e estreitas, como capim-colchãocapim-coloniãocapim-braquiáriacorda-de-viola, entre outras espécies. Desenvolvido com a revolucionária tecnologia Yamato, Falcon compõe os Herbicidas do Futuro IHARA, oferecendo alta seletividade e longo residual. Graças à ação pré-emergente, o herbicida controla as daninhas resistentes antes mesmo de emergirem nas lavouras. Com essa inovadora solução, sua cultura já começa a se desenvolver no limpo, evitando a matocompetição inicial.

 

 

 

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

Nos sistemas de produção de grãos do Brasil, a resistência da buva a herbicidas produz uma série de impactos negativos ao sistema produtivo, dos quais o econômico é um dos principais, por causar aumento dos custos de controle e das possíveis perdas de produtividade oriundas da matocompetição.

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio