A IHARA não leva apenas soluções inovadoras para os agricultores, mas também leva conhecimento e orientação para que usem esses produtos da forma mais segura e eficaz possível. Afinal, produtos especiais requerem cuidados especiais. 


 

BOAS PRÁTICAS PARA O USO CORRETO E SEGURO


Produtos especiais requerem cuidados especiais. Por isso, na HORA H da proteção do seu cultivo, você precisa assegurar a máxima performance dos seus defensivos, além de zelar pela saúde do aplicador, da sua lavoura, dos alimentos e consequentemente da sociedade como um todo. Para isso, confira abaixo essas 10 Regras de Ouro e seja craque no uso correto e seguro!

01

Faça um bom planejamento e a compra de acordo com o receituário agronômico

02

Certifique-se de que o produto está devidamente registrado e recomendado para a cultura de uso

03

Compre sempre produtos de cooperativas, revendas ou direto do fabricante para garantir que são originais

 04

Transporte e armazena os defensivos sempre de forma segura e correta

05

Proteja-se corretamente utilizando sempre todos os EPI de forma correta

06

Use apenas a quantidade recomendada de defensivos e de forma correta

07

Cuidado no preparo da calda

08

Regule corretamente o equipamento de aplicação e os mantenha sempre bem conservados

09

Respeite sempre os momentos corretos de aplicação e os intervalos de segurança até a colheita

10

Descarte corretamente as embalagens

 


 

10 REGRAS DE OURO NO USO DE DEFENSIVOS


 


 

CONHEÇA AS INICIATIVAS DA IHARA PARA CONTRIBUIR COM A SEGURANÇA NO CAMPO


 



Em 2012, a IHARA criou o Projeto Cultivida, que expressa suas crenças e valores: cuidar do nosso planeta, nosso País, nossa gente  e servir com excelência nossos clientes. O projeto tem como objetivo apoiar a adoção de boas práticas e uso correto e seguro dos defensivos agrícolas.

 

Hoje, o Cultivida é o maior programa do segmento de distribuição gratuita de EPIs e de treinamentos focado em pequenos e médios agricultores do Brasil. Por meio do Cultivida, os agricultores selecionados recebem  informações sobre diversos temas relacionados a  boas práticas agrícolas, como o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), tecnologia de aplicação, destinação final de embalagens, dentre outros,  além de receber o kit  de Equipamentos de Proteção Individual.

 

A primeira fase do projeto, entre 2012 à 2016, foi centrada em ações de educação e conscientização do uso correto dos defensivos. O Cultivida percorreu mais de 20 municípios em 13 estados do País, levando informações e treinamentos, capacitando 5.366 agricultores e seus familiares.

 

Nesta fase também foram ministrados treinamentos para quase 2 mil  agentes de saúde do SUS, com o objetivo de capacitá-los para a implantação do Programa de Monitoramento da Saúde de Populações Expostas a Defensivos Agrícolas. Além disso, o projeto Cultivida incluiu o levantamento das condições de saúde das populações rurais.

 

Na etapa seguinte implementada em 2017, foram distribuídos cerca de 600 mil EPIs, somando um investimento de mais de R$ 8 milhões.

 

Para 2021, a empresa tem como meta a distribuição gratuita de 300 mil  EPIs  até o final do ano com um investimento previsto de aproximadamente cerca de R$7 milhões.

 


 


 

O Projeto Conviver é o selo para as diversas ações que a IHARA promove ou apoia para contribuir com as boas práticas agrícolas e a convivência equilibrada entre a apicultura e a agricultura brasileira.

Conheça algumas iniciativas.

 

 

MORADA CONVIVER


Com o objetivo de promover o convívio amigável com as abelhas e auxiliar na preservação da espécie, em 13/06/2018
inauguramos a “Morada Conviver” no Centro de Pesquisa da IHARA –Sorocaba/SP. Abrigamos espécies de abelhas sem ferrão (Meliponina -Hymenoptera, Apidae), mas o local também foi projetado para atrair outras espécies, já que possui um jardim funcional e atrativo para polinizadores. Essa é uma das iniciativas do Projeto Conviver da IHARA.




 

PROJETO COLMEIA VIVA®


O Colmeia Viva® é um projeto apoiado pela IHARA que tem por objetivo incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas para que juntos possamos encontrar caminhos para uma relação que valorize pontos-chave desta convivência. Manter o equilíbrio deste diálogo, integrando Agricultura  e Apicultura, é a chave para garantir a produção sustentável  de alimentos e a proteção das abelhas e do meio ambiente.

Saiba mais sobre o projeto.

E-BOOK TÉCNICO POLINIZAÇÂO

 

 

 

Quer saber mais sobre a relação de polinizadores e agricultura? Baixe o E-Book “Revisão de culturas com foco na polinização por abelhas”.

Desenvolvido pela IHARA  em parceria com universidades e especialistas, o material traz um estudo completo sobre a relação entre polinizadores e as principais culturas como batata, café cana-de-açucar, feijão, milho e soja, para uma convivência equilibrada na agricultura brasileira.

ACESSE AGORA O TREINAMENTO ONLINE DO SINDIVEG SOBRE O USO CORRETO DE DEFENSIVOS

Acessar

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio