Capim-pé-de-galinha

Eleusine indica
Dentre as plantas daninhas de importância na lavoura de soja destaca-se o capim-pé-de-galinha, Eleusine indica, que é considerado importante gramínea infestante em mais de 50 culturas no mundo.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

O capim pé-de-galinha é uma planta anual de verão, herbácea, entouceirada, cespitosa, com altura de 30 a 50 cm e hábito de crescimento prostrado e ramificado. Apresenta colmos achatados na parte inferior, de coloração mais clara, e folhas glabras ou ligeiramente ciliadas no ápice.

 

CICLO REPRODUTIVO

 

A duração do ciclo de vida do capim-pé-de-galinha depende das condições ambientais e varia de 120 a 180 dias. O início da produção de sementes ocorre logo aos 38 dias após a emergência da planta e esse período se estende até, no mínimo, os 100 dias após a emergência. Durante sua florada pode produzir até 120.000 sementes por planta, que são facilmente disseminadas pelo vento durante todo o ano.

 

DANOS À LAVOURA

 

A competição causada pelo capim-pé-de-galinha é um dos inúmeros fatores que interferem no potencial produtivo da soja, podendo reduzir a produtividade da cultura em até 50%. Os prejuízos decorrentes da competição derivam da sua influência negativa na formação dos trifólios, no acúmulo de biomassa seca, no número de vagens e no número e peso de grãos por vagem. Ele pode, ainda, causar prejuízos na colheita da soja, pois a grande massa da planta daninha impede o desempenho adequado da colhedora.

 

CONTROLE E MANEJO

 

O capim pé-de-galinha é uma planta daninha de difícil controle, com registros de resistência aos herbicidas em todo o Brasil. Para aumentar a eficiência de controle, é necessário adotar diferentes estratégias, por meio do Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD), que consiste em associar diferentes métodos de controle levando em consideração as condições locais, como por exemplo: Manejo preventivo, Manejo cultural, Manejo mecânico e Controle químico.

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

Além de impactar na valorização da terra e na produtividade agrícola, o capim pé-de-galinha causa prejuízos econômicos aos produtores, perda da qualidade dos produtos e disseminação de doenças no campo.

Fonte: Embrapa Hortaliças

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio