CARACTERÍSTICAS
O ácaro-rajado apresenta dimorfismo sexual acentuado. As fêmeas são maiores do que os machos e apresentam o corpo ovalado, enquanto os machos apresentam a parte posterior do corpo mais afilada. A coloração dos adultos varia entre o verde-amarelo e o verde-escuro, com duas manchas dorsais escuras.
CICLO REPRODUTIVO
O ciclo de vida do ácaro-rajado envolve os estádios de ovo, larva, protoninfa, deutoninfa e adulto. As fêmeas tecem fios, onde depositam os ovos, que geralmente são esféricos, de cor amarelada. O período de incubação médio é de quatro dias. O ciclo de ovo a adulto se completa em cerca de 14 dias, e é favorecido por temperaturas altas e tempo seco.
DANOS À LAVOURA
As plantas de algodoeiro infestadas pelo ácaro-rajado apresentam folhas com manchas cloróticas ou avermelhadas, de pequena extensão, preferencialmente localizadas entre as nervuras principais, que se tornam posteriormente necróticas. Com o aumento da intensidade de infestação ocorre senescência prematura e desfolhamento.
CONTROLE E MANEJO
A utilização de defensivos químicos tradicionais é praticamente a única tática eficaz de controle do ácaro rajado, e deve ser efetuada de maneira a preservar os inimigos naturais e o meio ambiente e também evitar o desenvolvimento de populações resistentes.
Chaser é o inseticida para algodão da IHARA que combate as pragas bicudo-do-algodoeiro, pulgão-do-algodoeiro e ácaro-rajado. Além disso, possui ação fungicida para controle da ramularia no algodão. Evite danos à produtividade dos algodoeiros com esta ferramenta eficiente no manejo de pragas e doenças, que reduz o risco de resistência. No caso dos ácaros, por exemplo, Chaser confere efeito ovicida e controla todas as fases da praga.
Sanmite é o acaricida para citros, café, feijão e muitas outras culturas. Graças à sua ação de choque, ele controla os ácaros rapidamente e em todas as fases, sendo um excelente ovicida.
IMPACTOS NA SOCIEDADE
A ocorrência de ácaros na cultura do algodoeiro pode ocasionar perdas no rendimento econômico, inclusive pelo aumento nos custos de controle.
Fonte: UFMS