Proteja sua lavoura de trigo para a maior safra da história do Brasil em 2022
Há expectativa de que a produção da lavoura de trigo alcance até nove milhões de toneladas em 2022, caracterizando-se como a maior safra da história do nosso país. Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável por diversos levantamentos do agronegócio brasileiro.
Dentre os principais estados envolvidos neste recorde, temos, de acordo com levantamento do Canal Rural:
Paraná: plantio começou mais cedo e 82% da área de 1,17 milhão de hectares já está semeada, com perspectiva de aumento;
Rio Grande do Sul: terá recorde regional de produção de trigo, com 1,4 milhão de hectares plantados.
Juntos, Paraná e Rio Grande do Sul correspondem a 90% da produção nacional do cereal. E o momento crítico vai até agosto, quando poderemos confirmar a safra recorde.
Com tanta oferta, o preço dos alimentos à base de trigo cai?
Não necessariamente. Quando pensamos em trigo, logo relacionamos ao pãozinho francês clássico no café da manhã dos brasileiros, certo? E pensamos que, com o aumento da disponibilidade do trigo, poderia haver diminuição no preço do pão.
Porém, o preço do trigo (e, consequentemente, do pão) é formado no mercado internacional, o que pode fazer com que os preços continuem altos.
Além disso, de acordo com matéria da Jovem Pan, assim como outras commodities agrícolas, o trigo também responde às regras de oferta e demanda global. E é por isso que o Brasil ainda vai precisar importar trigo, mesmo com o inédito patamar de produção.
Mas então para onde vai tanto trigo?
A maior parte da produção vai para exportação. De acordo com a Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul), a venda da produção da lavoura de trigo para o mercado externo é estimulada devido aos conflitos na Ucrânia, um dos principais produtores de trigo. Além disso, o preço para exportação é mais competitivo e a logística, menos complicada.
Vale lembrar que, juntas, Rússia e Ucrânia representavam 30% das exportações globais do trigo e os conflitos nestas regiões incentivaram a ampliação das lavouras no RS a um aumento de pelo menos 16%.
E caso a Rússia e a Ucrânia não exportem trigo nesta safra, as cotações podem subir 34% no mercado internacional, mantendo os preços do cereal elevados, conforme dados
da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Por fim, seguimos com perspectivas de recorde! Segundo o diretor da Conab, Sergio De Zen, em 2023 há chances de a safra de trigo alcançar 11 milhões de toneladas.
Com este cenário tão favorável à produção e à exportação, agora é a Hora H de você investir no manejo e na produtividade da sua lavoura de trigo.
Do que precisamos para bater o recorde na lavoura de trigo?
De soluções eficientes e completas no manejo da plantação. Temos um portfólio completo de fungicidas, herbicidas e inseticidas para proteger sua lavoura de trigo de todas as ameaças ao trigo.
Aproveite para conhecer Yamato, nosso revolucionário herbicida pré-emergente desenvolvido especialmente para a lavoura de trigo. Ele deve ser utilizado antes das ervas daninhas virem à tona, para que a cultura possa crescer no limpo e protegida.
Yamato te ajuda a vencer a batalha contra azevém, capim-colchão, capim-amargoso, capim-pé-de-galinha e outras daninhas antes mesmo dela começar!
Visite agora mesmo nosso site e fique por dentro de todas as nossas soluções para o seu cultivo.
Na Hora H da proteção e da rentabilidade da sua lavoura de trigo, é IHARA. Pode confiar!