CARACTERÍSTICAS
A Digitaria horizontalis é uma planta anual, reproduzida por sementes ou por enraizamento, a partir dos nós em contato com o solo úmido. Podem apresentar pelos nas plantas ou apenas nos nós e na base das lâminas foliares. As folhas podem alcançar 15 cm de comprimento e 12 mm de largura. As lâminas são planas, com margens lisas; podem apresentar pelos em sua extensão. A coloração é verde, podendo adquirir cor arroxeada quando em condições desfavoráveis.
DANOS À LAVOURA
A competição da digitária nos períodos iniciais de desenvolvimento da cultura de soja pode ser mais intensa devido ao crescimento lento da espécie cultivada, o que pode resultar na redução do seu crescimento e desenvolvimento. A interferência na cultura ocorre por meio da competição por água, luz, nutrientes e gás carbônico. Além da capacidade de diminuir a produtividade da soja, esta espécie pode ser hospedeira de nematoides e pode liberar substâncias com efeitos alelopáticos no ambiente.
CONTROLE E MANEJO
Para evitar as perdas provocadas pela digitária deve-se adotar o manejo que integra medidas culturais, mecânicas e químicas.
Kyojin é o herbicida para soja e milho que integra os Herbicidas do Futuro IHARA, com a revolucionária Tecnologia Yamato. Ele atua no controle de plantas daninhas resistentes, como capim-colchão, corda-de-viola, capim-pé-de-galinha, trapoeraba, buva, entre outras invasoras. Por ser um herbicida pré-emergente, seletivo e com efeito residual, Kyojin confere eficiência ao manejo, mantendo as lavouras no limpo. Para vencer a matocompetição é preciso inovar! Por isso, a IHARA traz esta solução inédita para melhorar o manejo de resistência.
Falcon é o herbicida para cana, café e citros, entre outras culturas. Ele controla as plantas daninhas de folhas largas e estreitas, como capim-colchão, capim-colonião, capim-braquiária, corda-de-viola, entre outras espécies. Desenvolvido com a revolucionária tecnologia Yamato, Falcon compõe os Herbicidas do Futuro IHARA, oferecendo alta seletividade e longo residual. Graças à ação pré-emergente, o herbicida controla as daninhas resistentes antes mesmo de emergirem nas lavouras. Com essa inovadora solução, sua cultura já começa a se desenvolver no limpo, evitando a matocompetição inicial.
IMPACTOS NA SOCIEDADE
A presença de plantas daninhas nas áreas cultivadas produz uma série de impactos negativos ao sistema produtivo, dentre os quais podem ser citados: redução da produtividade das culturas, no valor da terra, perda de qualidade dos produtos agrícolas, disseminação de pragas e doenças, aumento dos custos de controle, problemas no manejo e perda de água e danos à vida e à saúde do ser humano.
Fonte: Embrapa