O tomate é considerado a segunda hortaliça mais consumida no mundo e a principal hortaliça cultivada no Brasil, perdendo apenas para a batata. Essa cultura tem grande importância socioeconômica em todo o país, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produz mais de 4 milhões de toneladas de tomate por ano e está entre os dez maiores produtores do fruto do mundo.
O sucesso da produção brasileira tem relação com as boas práticas de cultivo e manejo efetivo das principais pragas e doenças que assombram os produtores.
Assim como ocorre em outras culturas, o tomateiro está sujeito ao ataque de muitos patógenos, entre eles fungos que limitam a produtividade, como a requeima e mancha de alternaria.
Pensando nisso, vamos falar sobre os alvos acima apontados, como eles podem prejudicar a cultura do tomate e como você poderá combatê-los.
Alvo: Requeima
Causada pelo oomiceto Phytophthora infestans, a Requeima também é conhecida como mela, sendo caracterizada por ser a mais destrutiva doença do tomateiro, pois ela é capaz de comprometer todo o campo de produção em poucos dias, devida a sua rápida propagação.
A requeima pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento da planta e afeta de forma drástica diversos órgãos, como folhas, hastes, caules, frutos e tubérculos.
Os frutos do tomateiro apresentam manchas irregulares, escuras, de coloração marrom-pardo, de aspecto oleoso e consistência firme, podendo aumentar de tamanho e estender-se por toda a superfície do fruto, causando podridão dura, sem causar sua queda.
Alvo: Mancha de Alternaria
A mancha-de-alternaria, cujo agente causal é o fungo Alternaria solani, é uma das doenças mais frequentes e importantes da cultura do tomate, responsável por consideráveis perdas de produção em diversas regiões do mundo, podendo atingir 100% da produção caso não sejam empregadas medidas para o seu controle.
A Mancha de Alternaria apresenta alto potencial destrutivo, com incidência sobre folhas, hastes, pecíolos e frutos, ocasionando elevados prejuízos econômicos.
Melhor Fungicida para Tomate é IHARA!
Totalit é o fungicida para uvas, batata e tomate, entre outros cultivos da hortifruticultura. Ele possui dois modos de ação: sistêmico, sendo rapidamente absorvido e translocado pelas plantas, e por contato, permanecendo também na superfície das folhas.
O produto é recomendado para pulverizações preventivas, a fim de controlar as principais doenças nas lavouras, como míldio, requeima e mancha de alternaria.
Totalit é o fungicida de alta performance da IHARA que evita o aparecimento de doenças mesmo em condições climáticas favoráveis. Proteja sua lavoura por inteiro e por mais tempo!
Há mais de 56 anos, a IHARA possui os melhores produtos para a proteção de cultivos, trabalhando lado a lado do agricultor.
Agricultura é nossa vida e temos muito orgulho de estar neste solo. Confira nossa linha completa de produtos e aumente a produtividade de sua lavoura!