Teste
Alternaria solani (mancha-de-alternaria)

 

Mancha-de-alternaria

Alternaria solani
A mancha-de-alternaria, cujo agente causal é o fungo Alternaria solani, é uma das doenças mais frequentes e importantes da cultura do tomate, responsável por consideráveis perdas de produção em diversas regiões do mundo, podendo atingir 100% da produção caso não sejam empregadas medidas para o seu controle.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

Os conídios jovens de Alternaria solani são hialinos, geralmente medem 50 x 12 μm, são alongados a ovoides, têm número de septos variável entre 3 a 6.

A germinação do patógeno ocorre em ampla faixa de temperatura, de 6 a 32°C. Contudo, as temperaturas mais favoráveis situam-se entre 28 e 30°C.

 

CICLO REPRODUTIVO

 

Alternaria solani sobrevive entre um cultivo e outro em restos de cultura infectados, associada à matéria orgânica do solo, em solanáceas suscetíveis ou ainda nas sementes. A colonização é intercelular, invadindo tecidos do hospedeiro e provocando alterações em diversos processos fisiológicos, que se exteriorizam na forma de sintomas. Em condições de campo, as lesões surgem 3 a 5 dias após a inoculação, todavia em condições controladas pontuações negras podem ser verificadas 24 h após a inoculação.

 

DANOS À LAVOURA

 

A pinta-preta apresenta alto potencial destrutivo, com incidência sobre folhas, hastes, pecíolos e frutos, ocasionando elevados prejuízos econômicos. O estádio avançado da doença é caracterizado pela redução da área foliar e do vigor da planta, com quebra das hastes, queda dos frutos e morte das plantas.

 

CONTROLE E MANEJO

 

O controle químico da pinta-preta deve ser realizado por meio de aplicações preventivas de fungicidas de contato no início do período vegetativo e do uso alternado de fungicidas sistêmicos e de contato a partir do aparecimento dos primeiros sintomas (florescimento e frutificação).

 

Totalit é o fungicida para uvasbatata e tomate, entre outros cultivos da hortifruticultura. Ele possui dois modos de ação: sistêmico, sendo rapidamente absorvido e translocado pelas plantas, e por contato, permanecendo também na superfície das folhas.O produto é recomendado para pulverizações preventivas, a fim de controlar as principais doenças nas lavouras: míldiorequeima e mancha-de-alternaria. Totalit  é o fungicida de alta performance da IHARA que evita o aparecimento de doenças mesmo em condições climáticas favoráveis. Proteja sua lavoura por inteiro e por mais tempo!

 

Absoluto Fix é o fungicida para sojabatataalgodão, entre outras culturas, que apresenta uma formulação moderna. Ele é considerado o protetor dos protetores, devido à sua eficiência contra a ferrugem da soja, entre outras doenças perigosas. A solução da IHARA apresenta ação multissítio, ou seja, reduz os riscos de resistência, pois atua em diversos locais da célula dos fungos. Absoluto Fix tem forte fixação nas folhas. Com isso, evita perdas de produto causadas pela chuva e confere maior segurança na aplicação. Como se não bastasse, o fungicida ainda se destaca por não entupir bicos, preservando seus equipamentos.

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

O tomate é considerado a segunda hortaliça mais consumida no mundo e a principal hortaliça cultivada no Brasil, perdendo apenas para a batata. Essa cultura tem grande importância socioeconômica em todo o país, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

No entanto, as doenças do tomateiro, como a pinta-preta, são responsáveis por grandes prejuízos econômicos, e seu controle representa o principal custo de produção da cultura.

 

Fonte: Instituto Biológico

 

Culturas que atinge

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio