Teste

Como realizar o controle eficaz do míldio na cebola

18/05/2022
Cultura • Cebola
Como realizar o controle eficaz do míldio na cebola

Como realizar o controle eficaz do míldio na cebola

 

 

Técnicas de manejo integrado, com a utilização de fungicidas, evitam a propagação do fungo

 

 

A cebola é uma das hortaliças mais tradicionais e comuns de serem encontradas no prato dos brasileiros. Apesar da sua popularidade, a produção desta cultura no Brasil é muito afetada por diversas doenças causadas por fungos, entre eles o míldio, que gera grandes perdas à lavoura. Para evitar a sua propagação, entre diversas práticas de manejo, destaca-se o uso de fungicidas.

 

 

Causado pelo oomiceto Peronospora destructor, o míldio ocorre, principalmente, em regiões com temperaturas mais amenas (entre 12 °C e 21 ºC) e com alta umidade do ar (acima de 80%).

 

 

Os primeiros sintomas desta doença são as descolorações nas folhas, que evoluem para manchas alongadas no sentido do comprimento das folhas. Em condições de alta umidade, um crescimento acinzentado, correspondente às estruturas do patógeno, desenvolve-se sobre essas lesões. Com o avanço da doença, hastes florais e folhas podem quebrar e/ou secar.

 

 

Técnicas de manejo integrado

 

 

De acordo com a Embrapa, o controle das doenças fúngicas da cebola deve ser feito de forma integrada, ou seja: adotando diversas medidas preventivas que visam a reduzir a intensidade do ataque. Entre as técnicas, podemos destacar algumas dicas:

 

 

  • Utilize sempre sementes de boa qualidade;

 

  • Faça a rotação de culturas. Não plante cebola no mesmo campo por mais de dois anos consecutivos;

 

  • Irrigue de forma correta, evitando excesso de água ou provocando empoçamentos;

 

  • Sempre que possível, plante cultivares resistentes às doenças;

 

  • Pulverize a cultura com fungicidas de qualidade.

 

Controle químico

 

 

A utilização de fungicidas é uma das principais técnicas de manejo que evitam a propagação do míldio na cebola. Ciente dessa questão, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, oferece aos produtores o Completto, um fungicida para a cultura da cebola que protege as lavouras de doenças fúngicas em todas as fases.

 

 

Devido a sua formulação moderna, o Completto proporciona alto potencial de controle e efeito curativo contra o míldio na cebola. O produto ainda oferece ação sistêmica antiesporulante, inibindo a disseminação dos esporos do fungo na plantação.

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio