Teste

Torne sua lavoura mais inteligente utilizando sensores no campo

15/07/2022
Cultura
Torne sua lavoura mais inteligente utilizando sensores no campo

Uso de tecnologia aumenta a produtividade agrícola e possibilita uso racional de insumos

 

 

O sensoriamento agrícola é uma das ferramentas utilizadas pelos produtores adeptos da agricultura de precisão. Os sensores possibilitam a obtenção de diversos dados e informações sem a necessidade de contato físico direto com as culturas.

 

 

Com isso, as tomadas de decisões passam a ser mais assertivas, aumentando a produtividade no campo.

 

 

O uso de sensores agrícolas permite monitorar funções específicas, como o teor de umidade de grãos, a exemplo da soja. Também possibilita a avaliação do estado hídrico e nutricional de plantas; a detecção de plantas daninhas e de insetos; e a contagem e fluxo de grãos.

 

 

Entre outros exemplos, essa tecnologia também oferece informações de qualidade sobre o solo, sobre diferentes tipos de estresses de plantas e é capaz de estimar a produção de culturas.

 

 

Com as informações geradas por meio dos sistemas de sensoriamento, somadas a outras tecnologias de agricultura de precisão, o produtor obtém mais produtividade e maior rentabilidade, além de melhorias no quesito de sustentabilidade ambiental.

 

 

 

Otimização e economia de insumos

 

 

Dessa forma, os sensores possibilitam a otimização e aplicação precisa de insumos, evitando desperdícios de produtos fitossanitários e economia de combustível no uso de pulverizadores, por exemplo.

 

 

Além do manejo digital, os sensores também colaboram em outras etapas do ciclo cultural, como no pré-plantio, plantio e colheita.

 

 

Tipos de sensores

 

 

Entre os diversos tipos de sensores disponíveis no mercado, há duas classificações principais:

 

 

  • sensores remotos: equipamentos que realizam o monitoramento a distância, como imagens de satélite, imagens aéreas e análise por infravermelho;
  • sensores diretos: têm contato físico com o alvo da medição (solo, frutos e plantas, por exemplo).

 

Em linha com as novas necessidades do homem do campo, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, oferece tecnologia completa com soluções inovadoras para o combate a diversas doenças e pragas para diversas culturas.

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio