O tomate, fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), é um dos frutos mais consumidos em todo o mundo.
Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, o tomate possui quantidades significativas de sais minerais, como o Fósforo, Ferro, Potássio, Cálcio, Magnésio, tudo isso contendo pouquíssimas calorias. Além de tantos benefícios, podemos destacar também a versatilidade do fruto, que é apreciado de muitas maneiras: cru, cozido ou processado.
O mercado cada vez mais exigente, busca frutos de qualidades, sem danos mecânicos e físicos, sem presença de manchas e frutos firmes.
É importante que produtores de tomate priorizem o controle de pragas de uma forma mais assertiva, pois já existem excelentes opções de manejo para elas.
Pensando nisso, vamos falar sobre o Tripes Tomate, como ela pode prejudicar a cultura do tomate e como combatê-la.
O que é Tripes Tomate
Conhecido por ser uma das principais pragas da cultura do tomate, o Tripes (Thrips Tabaci) é capaz de causar danos consideráveis na produtividade caso não seja controlado de forma eficaz.
Mesmo sendo muito pequeno (com 1,0 a 1,3 mm de comprimento), o Tripes é um inseto que se abriga em muitas plantas hospedeiras, porém, atinge a condição de praga na cultura do tomate, onde pode causar danos na fase larva ou adulto. Os danos causados podem ser categorizados como diretos e indiretos.
Os danos diretos são resultantes do processo de alimentação da praga, cujo os sintomas de ataque na cultura do tomate podem ser pontuações ou estrias prateadas e zonas necróticas, especialmente ao longo das nervuras das folhas e nas flores; presença de gotas fecais e manchas escuras nas folhas; bronzeamento e alteração na consistência das folhas, que ficam quebradiças; ponteiros e folhas deformados; queda de flores e frutos recém-formados e produção de frutos deformados.
Nas plantas mais atacadas, o fruto possui amadurecimento rápido e seu tamanho é reduzido.
Já nos danos indiretos, podemos destacar a transmissão de vírus do gênero Tospovirus. No tomate, o tospovírus causa a doença popularmente conhecida como “vira-cabeça”. O nome vira-cabeça foi originado do sintoma típico de curvatura do ponteiro da planta.
O melhor inseticida para combater Tripes Tomate é Eleitto!
O inseticida para tomate Eleitto da IHARA possui amplo espectro, controlando pragas que ameaçam a produtividade e qualidade das frutas e hortaliças, como o Tripes.
Além disso, Eleitto confere ação de choque, eliminando o inseto rapidamente, e longo residual, mantendo sua proteção por mais tempo.
Eleitto pode ser aplicado em qualquer fase da cultura, até mesmo próximo da colheita. Com isso, proporciona aos seus produtos mais tempo de exposição, com vigor e qualidade.
Há mais de 56 anos, a IHARA possui os melhores produtos para a proteção de cultivos, trabalhando lado a lado do agricultor.
Agricultura é nossa vida e temos muito orgulho de estar presente junto aos produtores
de tomate, levando tecnologia e inovação. Confira nossa linha completa de produtos e aumente a produtividade de sua lavoura!