Previsão de chuva nos próximos dias traz alerta para aumento de incidência de doenças nas lavouras
Uso de fungicidas ameniza eventuais perdas nas culturas de batata, tomate e uva
Interferências climáticas são preocupações constantes dos produtores brasileiros. Com a previsão de chuvas e queda temperatura em algumas das principais regiões agrícolas do país para este fim de semana, a recomendação dos agrônomos é o uso preventivo de fungicidas, assim como monitoramento constante da lavoura para avaliação de reentrada de aplicação A medida evita a incidência e o aumento de doenças e durante períodos chuvosos, principalmente nas culturas da, batata e tomate.
De acordo com a Climatempo, a chegada de um ciclone extratropical, que ficará estacionado no Oceano Atlântico, aumentará a umidade em boa parte do território brasileiro.
São esperadas geadas em estados do Sudeste e do Centro-Oeste e há até possibilidade de neve em alguns municípios do Sul.
A chuva vem de forma volumosa e intensa no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, com rajadas de vento de até 65 km/h atingindo a costa.
Chuvas aumentam a incidência de fungos
Períodos chuvosos proporcionam condições favoráveis ao ataque de fungos.
Por isso, é hora de redobrar os cuidados no campo.
O excesso de chuvas facilita a propagação de fungos nas culturas da batata e do tomate, causando grandes prejuízos aos produtores que não tomarem os devidos cuidados.
A produção de batata no país está especialmente concentrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, estados que devem ser fortemente atingidos pela frente fria. Já os principais produtores de tomate são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná e Santa Catarina, a maioria dos quais deve ser afetada por chuvas nos próximos dias.
Combate
Para combater os fungos em épocas de chuvas, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, conta com produtos com ação curativa.
Um desses produtos é o Completto, um fungicida para batata, tomate e cebola que protege as lavouras de doenças fúngicas em todas as fases. Entre elas, podemos destacar a requeima da batata, considerada a doença mais agressiva para esse cultivo, mas que também ameaça a tomaticultura no Brasil.
Favorecida pela alta umidade e temperatura amena, a requeima é capaz de devastar as plantas.
Graças a sua formulação moderna, o Completto proporciona alto potencial de controle e efeito curativo. O produto ainda oferece ação sistêmica antiesporulante, inibindo a disseminação dos esporos do fungo na plantação.
Outro produto de destaque é o Totalit, um fungicida para uva, batata e tomate, entre outros cultivos da hortifruticultura. Ele possui dois modos de ação: sistêmico, sendo rapidamente absorvido e translocado pelas plantas, e por contato, permanecendo também na superfície das folhas.
O produto é altamente versátil recomendando e diferentes situações durante o ciclo das cultura, de forma a controlar as principais doenças nas lavouras: míldio, requeima e mancha-de-alternaria. O Totalit é o fungicida de alta performance da IHARA que evita o aparecimento de doenças mesmo em condições climáticas favoráveis.