Teste

Manejo de doenças na soja: conheça um excelente método de controle

13/05/2021
Cultura • Soja
Manejo de doenças na soja: conheça um excelente método de controle

A temporada para colheita da soja já começou e sua produção na safra 2020/2021 pode chegar a 133,7 milhões de toneladas no País, devido ao aumento de área plantada em 3,4%, segundo dados divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

 

Entretanto, para que o cultivo continue crescendo, o agricultor precisa ficar atento ao manejo adequado da cultura e a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, tem uma combinação perfeita de produtos, o Esquadrão Fungicidas Gold, que fortificam a defesa da lavoura na batalha contra as doenças da soja.

 

Entre as principais doenças da soja está a ferrugem, maior inimiga da produtividade, e que é combatida com alta eficácia pelos fungicidas da IHARA. Se não tratada de forma correta, as consequências da ferrugem podem causar perdas de até 90% na produtividade.

 

Além da ferrugem, as manchas foliares vêm ganhando importância no cenário da sojicultura brasileira, principalmente a mancha alvo, antracnose, septoriose e cercosporiose, além do oídeo, os quais estão requerendo cada vez mais atenção para o controle a fim de evitar perdas de produtividade. A expressividade de cada uma dessas doenças varia de acordo com o material e as condições climáticas onde a soja está sendo cultivada.

 

Ximena Vilela, Gerente de Produtos Fungicidas, explica que a empresa acompanha de perto as necessidades do produtor rural e está em constante busca para desenvolver tecnologias inovadoras capazes de combater as doenças que oferecem riscos à produção.

 

“Para manter a sanidade deste cultivo, pesquisamos a fundo os problemas enfrentados pelos sojicultores e criamos o Esquadrão Fungicidas Gold, uma combinação dos produtos Fusão EC, Absoluto SC e Iharol Gold, que oferece proteção à lavoura e alta eficácia no controle da ferrugem e das manchas foliares”, reforça Ximena.

 

O Fusão EC proporciona maior versatilidade de uso, elevada performance no controle das principais doenças da soja, alta velocidade de absorção e menor risco de perda pela chuva e falha no controle; o Absoluto SC é uma excelente ferramenta para utilização como reforço dos fungicidas sistêmicos, considerada a melhor proteção contra ferrugem, manchas foliares e oídeo, pois garante maior segurança em períodos chuvosos, e o Iharol Gold que tem um melhor espalhamento e maior absorção em baixa concentração, além de ser de fácil manuseio.

 

Esquadrão Fungicidas Gold proporciona amplo espectro de controle em diversas fases da cultura e em climas variados, sendo um poderoso aliado no combate às doenças da soja e de outras culturas, como milho. “Com estes produtos, disponibilizamos uma solução inovadora para o manejo da soja atendendo as necessidades do agricultor”, diz Ximena.

 

Em 2020, o Brasil retomou o posto de maior produtor mundial de soja e a IHARA está empenhada em contribuir para o desenvolvimento e o progresso da cultura no país, oferecendo soluções que possam auxiliar os agricultores. “Investimos para que as nossas pesquisas ofereçam resultados superiores e contribuam para o negócio do pequeno, médio e grande produtor, além de estimular o crescimento do setor como um todo”, finaliza a Gerente de Produtos Fungicidas, Ximena Vilela.

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio