IHARA e Baldan Connected firmam parceria para aplicação dos Herbicidas do Futuro com tecnologia inovadora na cultura da cana-de-açúcar

13/05/2021
Cultura • Cana-de-Açúcar

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, inova mais uma vez e, junto à Baldan Connected, consultoria especializada em soluções rurais, desenvolveram uma parceria que concilia as principais novidades em herbicidas com os mais modernos processos de agricultura digital para o combate de plantas daninhas de difícil controle na cultura da cana, como o capim-braquiária, capim-colonião, capim-colchão, cordas, mamona, merremia, mucuna e melão de São Caetano.

Gustavo Canato, Gerente de Marketing de Cana da IHARA, explica como a parceria entre as companhias ajudará as usinas e produtores de cana. “A base do projeto consiste na primeira aplicação com o uso de herbicidas pré-emergentes, altamente tecnológicos, aplicados de forma convencional como solução na cana-planta ou na cana-soca. Como resolução para os desafios com as plantas daninhas, ofereceremos aos agricultores os herbicidas Falcon e Ritmo que, unidos ao Sniper PD, nova tecnologia para aplicação, utiliza a agricultura digital para identificar, espacializar e quantificar a população da praga na área, de maneira precisa e otimizada”.

A iniciativa apresenta ao mercado conhecimento técnico e inovação na aplicação dos herbicidas, informações que combinadas oferecem maior controle das plantas daninhas que prejudicam a lavoura causando perdas significativas por conta da matocompetição, dificultando a evolução da cultura.

As empresas, IHARA e Baldan, apresentam um conceito inovador para uma segunda aplicação de herbicidas na modalidade de pós-emergência de forma inovadora, chamada de “pós-localizada”. Essa prática consiste na aplicação dessas soluções por meio da utilização de um drone. Desta forma, é possível atingir o alvo com precisão, otimizando assim os recursos e potencializando os resultados dos produtos.

“Este projeto é uma grande evolução para o manejo de plantas daninhas, pois tem como destaque oferecer maior controle pela seletividade. Essa iniciativa ainda colabora com a sustentabilidade, pois contribui com a otimização de recursos e um controle adequado do manejo no campo”, diz o proprietário da Baldan Connected, Edilson Baldan Junior.

A solução Sniper PD é capaz de identificar o tipo de daninha e quantificar a infestação que afeta o cultivo. Por meio da tecnologia digital, instalada no drone, é possível calcular a região e a quantidade de produto necessária para eliminar a matocompetição.
“Desta forma, podemos ser mais assertivos no controle das daninhas, reduzindo de forma significativa essas plantas e as impurezas na colheita da cana-de-açúcar. Isso só é possível porque essa nova tecnologia está alinhada aos seguintes conceitos: uso de herbicidas pré-emergentes eficientes, agricultura digital e aplicação pós-localizada”, reforça Canato.

“Acompanhamos de perto as necessidades das usinas e produtores de cana para oferecer soluções inovadoras que ajudem ampliar os seus ganhos. E com toda certeza, os Herbicidas do Futuro aliados ao Sniper PD, na parceria entre a IHARA e a Baldan Connected, irão contribuir para um melhor manejo da cultura da cana”, finaliza o Gerente de Marketing Cana da IHARA.

Avanços no projeto com usinas e produtores de cana

As empresas já avançaram na primeira etapa do projeto com usinas e produtores de cana-de-açúcar no Brasil, por meio da escolha da área que receberá a aplicação dos lançamentos da IHARA, os pré-emergentes Falcon ou Ritmo, de acordo com as necessidades observadas.

O próximo passo será dado juntamente com os clientes que participam dessa iniciativa, por meio a Agricultura Digital. A segunda fase consiste no uso do sistema de geotecnologia que, com o auxílio de um drone, é possível mapear toda área escolhida e gerar um relatório com informações sobre a identificação do local onde deverá ser aplicado o herbicida pós-emergente. Além disso, é possível verificar a espacialização e quantificar a presença de plantas daninhas existentes naquele cultivo. Com esses dados é possível realizar um melhor planejamento do voo do drone para a aplicação dessas soluções, considerada uma forma totalmente inovadora no mercado.

Benefícios de Falcon e Ritmo

Para auxiliar no controle e no manejo de plantas daninhas de difícil controle na cana-de-açúcar, a IHARA coloca à disposição do agricultor o Falcon. Com nova molécula e desenhado especialmente para a cultura da cana, o herbicida apresenta longo residual, alta seletividade para cultura da cana, e colabora para o aumento da produtividade.

Por sua vez, Ritmo conta com fórmula inovadora líquida, de rápida absorção e fácil manuseio. O herbicida pré-emergente é indicado para o combate de diversas daninhas, como capim-braquiária, capim-colchão, capim-colonião e as 4 “Ms” (mamona, merremia, mucuna e melão de São Caetano).

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio