Responsável por 2,6 milhões de hectares, o trigo é uma das principais culturas de inverno do Brasil, onde seu cultivo requer alguns cuidados para garantir sucesso na produtividade. Por isso, é importante se planejar e entender as particularidades dessa cultura.
O cultivo do trigo possui alguns limitantes de produtividade, dentre eles a Ferrugem, Manchas foliares, Oídio e Brusone.
Pensando nisso, vamos falar sobre os alvos acima apontados, como eles podem prejudicar a cultura do trigo e como você poderá combatê-los.
Alvo: Ferrugem da Folha
A ferrugem da folha é uma doença fúngica na qual se caracteriza pelo aparecimento de pústulas com esporos em coloração amarelo-escuro e marrom na superfície das folhas, a partir da emergência até o estágio de maturação. Considerada a ferrugem mais comum na cultura do trigo, ela pode influenciar na redução de produtividade nos grãos em até 50%.
Manchas Foliares
Na cultura de trigo, a definição de “manchas foliares” vem sendo atribuída a quatro diferentes doenças fúngicas, onde são conhecidas por: Mancha marrom (Bipolaris sorokiniana-foto A), mancha amarela (Drechslera tritici-repentis-foto B), mancha da gluma (Stagonospora nodorum-foto C) e mancha salpicada (Septoria tritici).
Brusone
A brusone é causada pelo fungo Magnaporthe oryzae (sinonímia Pyricularia oryzae), onde seus sintomas podem ser observados em toda área da cultura do trigo. O sintoma mais comum nesta cultura é o branqueamento de parte da espiga a partir do ponto de infecção.
O patógeno produz lesões em folhas, colmos, panículas e grãos. As manchas nas folhas reduzem a área fotossintética, o que prejudica o enchimento dos grãos. Em situações de ataques severos, a brusone pode causar a morte das plantas.
Oídio
O oídio (Sphaerotheca fuliginea) é uma das principais doenças causadas por fungos e atua prejudicando a produtividade e a qualidade do trigo.
Os sintomas do oídio são fáceis de identificar. Inicialmente aparecem pontos brancos ou cinzentos, pulverulentos e irregulares sobre as folhas, caules, flores ou frutos. Estes pontos vão aumentando e confluindo, formando grandes manchas. A impressão é de que caiu farinha sobre a cultura atingida.
Na cultura do trigo, as perdas provocadas por essa doença podem alcançar a marca de 60%.
Os melhores Fungicidas para Trigo estão na IHARA!
Certeza N
As doenças de maior importância econômica para os cultivos são transmitidas por meio das sementes, interferindo desde a germinação. Para combatê-las, a IHARA apresenta CERTEZA N, inovador tratamento de sementes para soja, milho, algodão, feijão, trigo, entre outras culturas. Ele possui ação fungicida e nematicida, controlando doenças do solo, como mofo-branco e antracnose, e nematoides de uma só vez.
Graças à exclusiva tecnologia UHPS – Ultra High Performance Sticker, ele confere melhor aderência à semente, resistindo à lavagem pela chuva. Com isso, proporciona maior eficiência de controle e maior tempo de proteção.
Fusão EC
Para combater o avanço das doenças e da resistência aos fungicidas no Brasil, a IHARA apresenta Fusão. Um fungicida para soja, café, trigo e cana, entre outras culturas, que controla diversos fungos e outras doenças nas lavouras! Ele oferece ação sistêmica, sendo rapidamente absorvido e translocado pelas plantas.
Fusão é ideal para o controle de antracnose, mancha-alvo, brusone, entre outras doenças. Também se destaca entre os fungicidas para ferrugem da soja, considerado o que mais cresce em performance pelo Consórcio de Rede de Ferrugem.
Há mais de 56 anos, a IHARA possui os melhores produtos para a proteção de cultivos, trabalhando lado a lado do agricultor.
Agricultura é nossa vida e temos muito orgulho de estar neste solo. Confira nossa linha completa de produtos e aumente a produtividade de sua lavoura!