O tomate é uma das hortaliças mais apreciadas do Brasil, sendo amplamente consumido in natura nas saladas mais diversas, na fabricação de molhos e até mesmo sobremesas.
De todas as formas, cores e tamanhos, a cultura do tomate possui alto impacto no mercado econômico do Brasil, visto que o país é o 9º maior produtor mundial de tomate, com uma produção de 4,3 milhões de toneladas em aproximadamente 65 mil hectares.
No entanto, o cultivo do tomateiro (Solanum lycopersicum), tem seus desafios devido ao ataque de diversas pragas.
Por essa razão, produtores de tomate devem priorizar realizar o controle de pragas de uma forma mais assertiva, pois já existem excelentes opções de manejo para elas.
Pensando nisso, vamos falar sobre a Broca Pequena do Tomate, como ela pode prejudicar a cultura do tomate e como combatê-la.
O que é a Broca Pequena do Tomate
Em sua fase adulta, a Broca Pequena do Tomate é uma mariposa com aproximadamente 25 milímetros, corpo marrom e asas brancas semitransparentes, com manchas marrons e avermelhadas.
A fase de ataque se dá início quando a mariposa deposita seus ovos nas folhas do tomateiro, junto ao cálice da flor. Após cinco ou seis dias, as lagartas eclodem dos ovos e penetram o fruto por meio de um orifício quase imperceptível. Com cerca de 11 a 13 milímetros, elas possuem coloração rosada ou branca e costumam permanecer 18 dias no interior do tomate, se alimentando da polpa, o que dificulta a ação dos defensivos e impossibilita a comercialização do tomate.
Próximas a atingir a fase de pupa, as lagartas saem do fruto para formar um casulo no solo, do qual emergem os adultos cerca de 17 dias depois.
Os estragos causados durante o ataque da broca-pequena podem causar perdas de 50% a 90% da produção, por isso é importante adotar estratégias de monitoramento e controle da praga.
É fundamental entender as características dessa praga para adotar estratégias de controle eficientes e garantir a produtividade.
Formas de Manejo da Broca Pequena do Tomate
Hayate – um lançamento inédito que vai varrer as lagartas da lavoura
Hayate é um inseticida inédito no Brasil, que controla com excelência as traças e brocas no tomate. Seu modo de ação age na paralisação imediata da alimentação das pragas, e promove mais proteção na lavoura com longo residual.
Eleitto – o inseticida da IHARA com ação de choque e longo residual
Para controlar diversas pragas, a IHARA apresenta seu inseticida multipragas desenvolvido especialmente para a horticultura.
Eleitto se destaca principalmente por três aspectos importantes: tem ação de choque, ou seja, age rapidamente na no efetivo controle de diversas pragas; possui baixo intervalo de segurança, podendo ser aplicado até próximo a colheita; e oferece diferentes possibilidades de aplicação, já que pode ser aplicado via terrestre ou aérea em qualquer fase da cultura, inclusive na florada.
Há mais de 56 anos, a IHARA possui os melhores produtos para a proteção de cultivos, trabalhando lado a lado do agricultor.
Agricultura é nossa vida e temos muito orgulho de estar neste solo. Confira nossa linha completa de produtos e aumente a produtividade de sua lavoura!