População resistente da planta daninha foi identificada em área de soja no Paraná
Técnicos ligados às cooperativas Coamo e Lar, do Paraná, relataram à Embrapa Soja dificuldade no controle da planta daninha conhecida como picão-preto (Bidens subalternans) utilizando o glifosato. É a primeira vez que se registra a resistência dessa planta daninha ao herbicida no país.
Os profissionais observaram a resistência ao herbicida de uma população do picão-preto no município de Juranda (PR).
Eles afirmam que, mesmo após terem sido feitas as aplicações do herbicida nas doses recomendadas, o picão-preto sobreviveu em áreas de plantio de soja.
Para avaliar o caso, um grupo composto por técnicos das cooperativas e pesquisadores da Embrapa iniciou os estudos de comprovação da resistência em condições controladas.
Em 2018, uma equipe de pesquisadores da Embrapa Soja e da Universidade Estadual de Maringá identificou, no Paraguai, o primeiro e até então o único caso de resistência dessa espécie ao glifosato no mundo.
Controle do picão-preto
O picão-preto é uma planta daninha de grande ocorrência no Brasil. Para garantir que não haja seleção de resistência para novos herbicidas ou disseminação de populações resistentes para novas áreas, é muito importante o uso de herbicidas pré-emergentes.
A IHARA, empresa especializada em tecnologia para proteção de cultivos, conta com solução inovadora para o controle dessa invasora.
Kyojin é um herbicida pré-emergente para soja, milho e trigo que integra os Herbicidas do Futuro IHARA, com a revolucionária tecnologia Yamato. Ele atua no controle de plantas daninhas resistentes, como picão-preto, capim-pé-de-galinha, amargoso, buva, caruru, entre outras invasoras
Por ser um herbicida pré-emergente, seletivo e com efeito residual, Kyojin confere eficiência ao manejo, mantendo as lavouras no limpo.
O Kyojin faz parte de um portfólio completo de herbicidas oferecido pela IHARA para a cultura da soja.
Outro dos destaques da linha é o herbicida pré-emergente Yamato SC, que controla as plantas daninhas resistentes da lavoura com longo efeito residual e alta seletividade.
Yamato SC oferece o melhor controle sobre as daninhas, mantendo a lavoura no limpo por mais tempo e protegendo a produtividade.