Plantas apresentando padrão de crescimento desigual, nanismo, perfilhamento bem menor… Você já se deparou com alguns destes problemas em seu canavial? Certamente sim, mas você sabia que parte dos motivos é decorrente da ação de nematoides? Afinal, cerca de 70% das áreas de cultivo de cana possuem estes parasitas.
Os danos por nematoides variam de acordo com a espécie presente no canavial. Quando não controlados corretamente chegam a reduzir a safra pela metade, provocando perdas significativas à atividade.
Nas soqueiras, a produtividade também pode ser seriamente comprometida, prejudicando a longevidade da lavoura a ponto de exigir que ela seja renovada com maior frequência em áreas infestadas.
Por isso, é extremamente importante que produtores de cana ponderem alguns manejos específicos para melhor controlar os nematoides, essencialmente na cana soca. Confira os quatro benefícios a serem considerados na aplicação de nematicidas em cana soca:
- Levantamento nematólogico: o ponto inicial para um bom controle de nematoides
O levantamento nematológico é a primeira medida a ser ponderada. Esse levantamento é imprescindível para adequar medidas de controle ou manejos eficientes. O levantamento inclui a coleta de amostras de raízes e de solo, com posterior envio para análise em laboratório.
A coleta de amostras deve ser feita sempre em época chuvosa, sendo cada amostra composta por raízes e solo da rizosfera de pelo menos 10 touceiras de cana por talhão homogêneo de até 10 ha.
A identificação das espécies e os níveis populacionais devem ser quantificados nas amostras e interpretados, o que consiste em definir se as populações encontradas na área são baixas ou altas, o que implica em estabelecer se há ou não a necessidade de adotar medidas de controle na área amostrada.
- Controle também na soqueira – ótimos benefícios contra nematoides
O uso de nematicidas químicos no plantio de cana-de-açúcar, em áreas infestadas por nematoides, tem sido bastante comum nos últimos anos, devido aos incrementos de produtividade que esse manejo pode proporcionar.
Já em soqueiras, o aumento de produtividade decorrente do controle químico de nematoides sempre foi menor quando comparado com a cana-planta, o que desestimula muitos produtores. Porém, este conceito já começa a mudar!
Muitos estudos já comprovam a importância do controle de nematoides também em soqueira, gerando um canavial mais desenvolvido e com uma maior quantidade de perfilhos, principalmente quando há o uso de um nematicida mais moderno e eficaz neste período.
Nas soqueiras, os nematicidas são aplicados em corte, ao lado das linhas de cana ou sobre elas, contribuindo para incrementos de produtividade de 10% a 25%, com isso, a receita por talhão tende a aumentar quando há o correto controle de nematoides também na cana soca.
- Aplicação sequencial: Plantio e em cana soca – Melhores resultados
Como vimos, a conquista de resultados mais expressivos no controle de nematoides na cana, em áreas infestadas, depende da aplicação de nematicidas de forma sequencial, ou seja, na cana planta e na cana soca em até 3 safras.
Para essa função, o nematicida Pottente Max, da IHARA, se destaca. Este nematicida é utilizado em época úmida, pois os nematoides estão na fase juvenil, de acordo com o ciclo de desenvolvimento. Na época seca, os nematoides predominantemente estão na fase de ovos, caracterizada como uma estrutura de resistência, dificultando o controle.
Vale lembrar que Pottente Max está recomendado para Plantio sem restrição. Já em Cana soca deve ser observado o estande do canavial, assim como seu potencial produtivo, já que nenhum nematicida tem potencial de recuperar o estande se este já estiver comprometido pelo ataque de nematoides. Por isso, consultar um agrônomo da IHARA é bastante recomendado.
Adubações orgânicas com Vinhaça e Torta de Filtro também contribuem no controle de nematoides.
- Demais atributos e benefícios do Pottente Max, da IHARA
Além de contribuir com o controle de nematoides e elevar a produtividade quando aplicado em cana planta e cana soca, o Pottente Max apresenta muitos outros atributos e benefícios que estimulam sua adoção em canaviais.
Dentre os benefícios principais vale citar:
- Baixa solubilidade, alta lipofilicidade e meia vida de 180 dias, indicando maior residual;
- Adsorvido e liberado com a presença de água, podendo ser aplicado também no período seco;
- Controle eficaz e crescimento de planta saudável, contribuindo com maior desenvolvimento do sistema radicular;
- Máxima eficácia no controle de Meloidogyne spp. e Pratylenchus spp., considerados dois dos nematoides mais expressivos em canaviais;
- Canavial tratado tem condições de expressar todo seu POTTENCIAL produtivo, elevando a produtividade e a lucratividade dos talhões tratados.
Por fim, o uso do nematicida Pottente Max na cana soca é uma excelente estratégia de manejo, pois permite maior proteção por mais tempo, trazendo maior produtividade também na soqueira.