Teste

Andamento da safra de café e previsões de clima para colheita

18/02/2022
Cultura • Café
Andamento da safra de café e previsões de clima para colheita

A produção de café envolve desafios a todo instante. Para te ajudar a lidar com eles, trouxemos dados sobre o andamento da safra de café para o início de 2022, assim como quais são as previsões climáticas e como elas podem interferir na sua colheita.

 

Continue a leitura e use estas informações em seu cultivo.

 

Expectativas de produção

 

De acordo com o boletim da Conab de acompanhamento da safra brasileira, o ciclo do café se encontra em fase de enchimento de grãos. A previsão é de aumento na produção em relação à temporada anterior, porém esta ainda ficará abaixo da produção de 2020, a última positiva.

 

A área destinada à produção de café em 2022 é de 1,82 milhão de hectares, representando um pequeno aumento em relação à safra passada. Já a produtividade média prevista no Brasil é de 30,6 sc/ha, 16,1% a mais que o valor da safra anterior. Assim, a expectativa é de 55,7 milhões de sacas de 60 quilos produzidas.

 

Ciclo produtivo

 

O ciclo bienal consiste na alternância de um ano de grande produção com um ano menos intenso. Essa característica natural permite que a planta se recupere para produzir melhor na próxima safra. Porém, as condições climáticas podem interferir negativamente mesmo em um ano de alta produção, como ocorreu em 2014.

 

Ainda assim, “a tendência é que os preços do produto se mantenham pressionados, uma vez que é esperada uma redução nos estoques mundiais de café para o ciclo 2021/22. Este panorama de preços elevados estimula as vendas externas”, conforme explica a Conab, de acordo com a Agência Brasil.

 

Previsões climáticas para colheita

 

Infelizmente, é provável que o café não atinja o potencial produtivo esperado, devido a questões climáticas como estiagem e geadas. Essas questões têm afetado o planejamento dos produtores no direcionamento de áreas de cultivo e até mesmo na escolha de manter as lavouras em produção.

 

Assim, as condições climáticas estão oscilantes e desfavoráveis à cultura em algumas regiões, principalmente nestes aspectos relacionados à chuva — com geadas nas fases iniciais do ciclo e estiagem em outras fases importantes do desenvolvimento cafeeiro. Os estados mais afetados foram Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o café em nosso site.

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio