Gorgulho-da-cana-de-açúcar

Sphenophorus levis
O gorgulho-da-cana-de-açúcar ou bicudo-da-cana-de-açúcar, Sphenophorus levis, é uma das pragas de solo mais importantes e prejudiciais à cultura da cana-de-açúcar. Sob infestações elevadas, a produtividade e a longevidade do canavial são drasticamente reduzidas. Em áreas críticas, o ataque da praga ocorre de forma tão intensa que o canavial é reformado logo após o primeiro corte.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

Os adultos de Sphenophorus levis têm coloração castanho-escuro a marrom, com manchas pretas no dorso do tórax e listras longitudinais sobre os élitros. Apresentam dimorfismo sexual, ou seja, as fêmeas são maiores e possuem o rostro também maior, e os machos, além de menores, possuem a região ventral mais pilosa do que as fêmeas.

 

CICLO REPRODUTIVO

 

O ciclo de vida do gorgulho-da-cana compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Apresentam reprodução sexuada ovípara. As fêmeas fazem a postura na base das brotações, abaixo ou ao nível do solo.

A capacidade média de postura por fêmea é de 40 ovos, podendo chegar a 70 ovos, dos quais 75% são depositados na primeira metade de sua vida.

 

DANOS À LAVOURA

 

Ao se alimentarem, as larvas escavam galerias e danificam os tecidos no interior das bases do perfilho ou dos colmos, causando a morte das plantas, falhas nas brotações das soqueiras e redução na longevidade dos canaviais.

Os danos refletem-se no número, tamanho e diâmetro de colmos finais para a colheita, e as perdas econômicas podem ser estimadas em relação à redução nas toneladas de cana esperadas por hectare. Em alguns locais, podem ser observados 50% a 60% de perfilhos atacados, ocasionando reduções de 20 a 30 toneladas de cana por hectare.

 

CONTROLE E MANEJO

 

Por ser praga de difícil controle, é importante que o produtor monitore os ataques de gorgulho e utilize todas as ferramentas protetivas disponíveis, associadas ao manejo integrado de pragas (MIP): controle cultural, controle biológico e controle químico.

O controle químico através da aplicação correta de inseticidas muitas vezes se faz necessário e pode ser associado ao controle biológico. Moléculas e ingredientes ativos modernos, seletivos e com baixa toxicidade para o homem e seguros para o meio ambiente são soluções práticas para uma agricultura produtiva e sustentável.

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

Pragas de solo como o gorgulho-da-cana-de-açúcar estão entre os principais problemas hoje enfrentados pelo produtor. Ele é difícil de ser controlado e tem capacidade para reduzir expressivamente a produtividade e a longevidade dos canaviais.

 

Fonte: EMBRAPA

 

Culturas que atinge

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio