CARACTERÍSTICAS
O azevém é uma planta herbácea, podendo formar touceiras de 0,50 m até 1,20 m. Suas folhas são finas e laminadas, de coloração verde brilhante.
CICLO REPRODUTIVO
O ciclo biológico do azevém é de produção outono-inverno-primaveril e suas etapas básicas de crescimento e desenvolvimento são: (1) germinação, (2) estádio vegetativo, perfilha-mento e alongamento de entrenós, (3) emergência floral, floração plena, (4) fecundação e formação de sementes.
DANOS À LAVOURA
O azevém compete com a cultura do trigo e com outros cereais de inverno pelos recursos do meio, como água, luz e nutrientes, e também interfere no estabelecimento de culturas de verão, como soja e milho, na pré-semeadura e emergência, interferindo no estabelecimento dessas culturas. Estudos indicam que apenas 1 planta de azevém por metro quadrado reduz 0,4% a produtividade final de grãos do trigo.
CONTROLE E MANEJO
Devido à evolução da resistência do azevém a herbicidas, deve-se aliar o manejo cultural ao manejo químico, buscando um planejamento de todo o sistema a longo prazo.
Yamato é o revolucionário herbicida pré-emergente para trigo da IHARA, utilizado antes mesmo das daninhas virem à tona no campo. Desenvolvido com uma tecnologia exclusiva, ele controla daninhas resistentes da lavoura com alta seletividade e longo residual. Isto é: sem prejudicar o seu cultivo e com proteção duradoura. O herbicida para trigo da IHARA se destaca no controle do azevém, planta daninha capaz de reduzir drasticamente o rendimento de grãos. Yamato também possui registro para batata, café, cana, milho, entre outras culturas, combatendo diversas espécies de plantas infestantes. Entre elas: capim-braquiária, capim-colchão, capim-amargoso, capim-colonião e mais!
IMPACTOS NA SOCIEDADE
O azevém é uma espécie de gramínea com alta capacidade competitiva que pode diminuir produtividade do trigo em até 56%, dependendo da infestação.
Fonte: Embrapa Trigo