Agricultura digital: análise de imagens
Anos atrás, não tínhamos acesso a computador, smartphones e nem à Internet. Os tempos eram outros e os desafios, diferentes. Mas hoje você pode acessar milhões de informações nas palmas de suas mãos e, melhor ainda, usá-las a favor do seu cultivo.
Hoje falamos da agricultura digital, também chamada de “agricultura 4.0” ou “agricultura de precisão”, que significa continuar utilizando a tecnologia a favor do agro!
E, nela, algumas inovações se destacam: sensoriamento remoto, GPS nas máquinas agrícolas, análise de imagens, sistemas integrados de gestão, big data, blockchains etc.
Mas vamos por partes! Neste artigo, falaremos sobre análise de imagens, geradas tanto por satélites como por drones.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Análise de imagens de satélite
As imagens de satélite permitem acompanhar mais de perto o que acontece nas lavouras, o que facilita o monitoramento principalmente de áreas maiores. Com elas, é possível:
- unir dados e obter mapas para tomar decisões assertivas;
- identificar pragas, doenças, ervas daninhas e nematoides;
- acompanhar o plantio com periodicidade;
- perceber onde há estresse hídrico;
- detectar falhas no plantio.
Mas vale lembrar que imagens de satélite possuem algumas desvantagens. Dias nublados ou chuvosos podem prejudicar a captação das imagens, há baixa resolução, pouca autonomia e ainda um tempo maior para obtenção dos dados.
Análise de imagens de drones
Já os drones são uma tecnologia de mais fácil acesso e permitem maior autonomia por parte do produtor. Eles se adaptam melhor às questões climáticas e geram imagens com mais resolução, ou seja, mais fáceis de visualizar. Assim, permitem:
- identificar plantas daninhas, pragas, doenças e nematoides;
- obter dados sobre umidade e estado nutricional do solo;
- detectar falhas de plantio e na irrigação;
- ver como está o índice de vegetação
- e até estimar a produtividade.
E agora? Qual escolher?
Devido à facilidade de acesso e à maior precisão, os drones podem oferecer mais vantagens aos produtores. Ainda assim, não eliminam a eficácia das imagens de satélite, sendo uma boa opção integrar as duas tecnologias para ter resultados ainda mais precisos.
Agricultura digital não para por aí!
Na busca pela produtividade no campo, opções não faltam. E, aqui em nosso site, você encontra ainda mais informação sobre tecnologias certeiras para otimizar o seu manejo e minimizar os danos.
Os sensores, por exemplo, permitem obter dados e informações sem a necessidade de contato direto com as culturas. Assim como as imagens, os dados dos sensores também auxiliam na tomada de decisões assertivas.
Saiba mais sobre as vantagens e os tipos de sensores agora mesmo aqui no nosso site. Além disso, conheça todas as tecnologias que a IHARA oferece para você ter mais produtividade.
E lembre-se: na Hora H de auxiliar as suas decisões no campo, é IHARA. Pode confiar!