Teste

Artigo: IHARA, Cultivida e as 10 regras de Ouro no uso de defensivos agrícolas

19/06/2023
Cultura
Artigo: IHARA, Cultivida e as 10 regras de Ouro no uso de defensivos agrícolas

A agricultura desempenha um papel fundamental na alimentação de uma população em exponencial crescimento, assim como no desenvolvimento econômico de nosso país, na geração de trabalho, renda e de qualidade de vida; no campo e na cidade. O uso seguro e responsável de defensivos agrícolas é ferramenta essencial para a manutenção do potencial produtivo de nossas lavouras, controlando ataques de pragas, doenças e daninhas que afetam as plantas. Sem estas tecnologias, a produção agrícola em um país tropical como o Brasil seria altamente onerosa; – muito provavelmente, inviável.

 

Reconhecendo a importância de uma abordagem equilibrada entre produção, eficiência e sustentabilidade, a IHARA – empresa com mais de 58 anos de tradição em proteção dos cultivos – direciona investimentos significativos e contínuos em pesquisa e desenvolvimento de moléculas cada vez mais modernas, eficientes e seguras. E comprometida não apenas em fornecer insumos de alta qualidade, mas também em disseminar conhecimento técnico que fomentem o desenvolvimento sustentável do trabalho no campo.

 

A IHARA compreende como parte de seu negócio preparar os trabalhadores rurais para o uso seguro e eficiente dos produtos e conservação ambiental. Iniciativa da IHARA desde 2012, o Cultivida é um programa de incentivo ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, que tem como pilares a distribuição gratuita de milhares de EPIs, o treinamento, a capacitação e a conscientização de produtores e trabalhadores rurais sobre as boas práticas agrícolas, desde a compra, transporte e preparo adequado dos defensivos agrícolas, até a correta aplicação e o descarte sustentável das embalagens.

 

Parte de todo esse valioso conhecimento se encontra registrado em um material de rápida leitura e fácil entendimento, chamado “As 10 Regras de Ouro para o Uso de Defensivos Agrícolas”. O documento foi elaborado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), com o apoio de empresas associadas. A IHARA é uma delas e difunde o conteúdo de forma incansável, em palestras, treinamentos e ações educativas junto a profissionais de suas equipes comerciais e técnicos de campo, produtores e trabalhadores rurais.

 

As recomendações das 10 Regras de Ouro envolvem planejamento, certificação de produtos, transporte correto, proteção individual, aplicação fiel às doses recomendadas pelo engenheiro agrônomo. Vale a pena lembrar sempre quais são elas! E se você ainda não conhece, confira abaixo:

 

10 REGRAS DE OURO DE USO DOS DEFENSIVOS – (fonte Sindiveg)

 

01 – FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO E A COMPRA DE ACORDO COM O RECEITUÁRIO AGRONÔMICO

02 – CERTIFIQUE-SE DE QUE O PRODUTO ESTÁ DEVIDAMENTE REGISTRADO E RECOMENDADO PARA A CULTURA DE USO

03 – COMPRE SEMPRE PRODUTOS DE COOPERATIVAS, REVENDAS OU DIRETO DO FABRICANTE PARA GARANTIR QUE SÃO ORIGINAIS

04 – TRANSPORTE E ARMAZENE OS DEFENSIVOS SEMPRE DE FORMA SEGURA E CORRETA

05 – PROTEJA-SE CORRETAMENTE UTILIZANDO SEMPRE TODOS OS EPI DE FORMA CORRETA

06 – USE APENAS A QUANTIDADE RECOMENDADA DE DEFENSIVOS E DE FORMA CORRETA

07 – CUIDADOS NO PREPARO DA CALDA

08 – REGULE CORRETAMENTE O EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO E OS MANTENHA SEMPRE BEM CONSERVADOS

09 – RESPEITE SEMPRE OS MOMENTOS CORRETOS DE APLICAÇÃO E OS INTERVALOS DE SEGURANÇA ATÉ A COLHEITA

10 – DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS

 

Artigo – Por Gabriela Botelho, engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia. Consultora de Stewardship da IHARA

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio