Teste

Saiba mais sobre o Manejo Integrado das pragas do algodão

13/12/2021
Cultura • Algodão
Saiba mais sobre o Manejo Integrado das pragas do algodão

Manejo integrado das pragas do algodão

 

O algodão está entre as mais importantes culturas do agronegócio. E o Brasil tem um papel fundamental nesse contexto, pois é o quarto maior produtor da fibra no mundo, com uma produção que ultrapassa 2 milhões de toneladas por ano. Por isso a preocupação com a qualidade e proteção das lavouras contra pragas é frequente para os cotonicultores.

 

E quando falamos em pragas do algodão, a primeira que vem à cabeça é o bicudo, que pode causar prejuízos de até 60% da produtividade. Porém não é só esse inseto que causa danos à cultura, já que ainda há a presença de ácaros e doenças. O controle desses problemas não está relacionado apenas à aplicação de inseticidas, mas também ao entendimento de como manejar o ambiente como um todo.

 

A seguir, vamos entender melhor sobre técnicas de manejo e medidas de controle contra as principais pragas do algodão.

 

Afinal, por que a cultura sofre tantos ataques?

 

O algodão é alvo de muitas pragas e o motivo para isso é simples: há plantio da cultura por um período prolongado. Dessa forma, é comum identificar, durante todo o ciclo de desenvolvimento do algodão, inúmeras pragas que podem limitar a sua produtividade.

 

E como proteger minha lavoura?

 

O manejo integrado de pragas é uma das formas mais indicadas de controle para diminuir os custos e não deixar que a produtividade seja reduzida. Medidas simples como a escolha de cultivares de ciclo mais curto, por exemplo, são muito eficientes, aliadas ao manejo da lavoura, época de plantio mais adequado e espaçamento correto, têm um resultado positivo no controle das pragas do algodão.

 

Vale ressaltar que o manejo integrado de pragas e doenças é uma forma de equilibrar o combate aos inimigos da produtividade do algodão e boas práticas agrícolas ligadas à sustentabilidade, mantendo o desempenho da lavoura, a rentabilidade do produtor e a preservação ambiental.

 

Para você eliminar as pragas da cotonicultura, existem cinco passos fundamentais:

 

1 – Faça a rotação de culturas: esse processo ajuda na melhor estruturação do solo e, consequentemente, em uma melhor drenagem. Essa técnica também irá auxiliar a reduzir os custos com pragas e doenças da cultura.

 

2 – Plante no limpo: o algodão é uma cultura muito sensível à matocompetição, por isso seu plantio deve ser feito no limpo, ou seja, sem a presença de plantas daninhas.

 

3 – Prepare o solo: solos médios a argilosos fazem com que o algodão tenha um melhor desempenho.

 

4 – Variedades: escolha sementes tolerantes a pragas e doenças, pois isso pode interferir diretamente no estabelecimento da cultura.

 

5 – Levante os custos: faça o planejamento dos custos para o plantio do algodão, incluindo sementes, defensivos agrícolas, colheita, etc.

 

6 – Aumente suas defesas: escolher defensivos de qualidade é fundamental, pois são eles que manterão as mais diversas ameaças longe da sua cultura.

 

Solução completa com os melhores defensivos? Pode confiar na IHARA!

 

A tecnologia no desenvolvimento dos defensivos agrícolas evoluiu e, graças aos incontáveis investimentos da IHARA em pesquisa e desenvolvimento, hoje oferecemos para você um portfólio completo para o algodão.

 

Tudo começa pela semente! Por isso, oferecemos Convence, o tratamento de sementes que protege sua lavoura dos ataques dos insetos. Convence tem alta performance e 3 modos de ação, que deixam as plântulas mais protegidas, principalmente nas fases iniciais.

 

Bestphos é uma tecnologia multipragas poderosa contra bicudo-do-algodoeiro, lagartas e ácaros. Sua ação inseticida e acaricida tem residual e efeito de choque, mantendo sua lavoura protegida das ameaças por mais tempos.

 

E para intensificar a proteção contra os insetos e ainda combater a ramulária, conte com Chaser. Desenvolvido com tecnologia inédita no Brasil, Chaser paralisa imediatamente a alimentação do bicudo, do pulgão e do ácaro-rajado e possui ação fungicida de alta performance contra a ramulária, atingindo diversos alvos de uma só vez!

 

E contra as demais doenças causadas pelos fungos? Conte com Fusão e Absolut Fix! Fusão é o fungicida fera da IHARA ideal para pulverizações preventivas com rápida absorção, enquanto Absolut Fix é o protetor dos protetores, com forte fixação nas folhas, que evita perdas pela chuva e forma uma fortaleza contra as doenças do algodão.

 

Na Hora H de proteger a sua lavoura de algodão, é IHARA! Pode confiar!

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio