Veja como aumentar a produtividade da lavoura de soja
Não é à toa que a produtividade da soja no Brasil cresce a cada ano. Por traz do sucesso no cultivo tem muita tecnologia, pesquisa e manejo adequado da cultura pelos produtores rurais. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 1997/98, a produção brasileira de soja foi de 37.370,00 mil toneladas. Já na safra de 2019/2020, foram produzidas 124.845,00 mil toneladas, um aumento de 330%.
Segundo avaliação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com base em dados da Conab, o incremento da produção brasileira tem relação direta com o aumento da produtividade e da área cultivada. O estudo, publicado em 2017, afirma que a área de produção cresceu um milhão de hectares por ano e o aumento de produtividade chegou a 34 kg por hectare por ano, aproximadamente.
Mas, como aproveitar toda a tecnologia existente e aumentar ainda mais a produtividade das lavouras de soja? Para te ajudar a produzir com cada vez mais eficiência, a IHARA dá dicas que vão do plantio à colheita. Acompanhe!
Antes do plantio
Para ter uma boa produtividade lá na colheita, não tem jeito, é preciso fazer um bom planejamento antes mesmo de iniciar o plantio. A escolha de sementes e adubos de qualidade é fundamental nessa fase, pois o produtor terá um arranque inicial importante, que trará boas chances para o sucesso ser maior.
Antes de iniciar o plantio, o produtor deve se atentar para a escolha da cultivar a ser utilizada. É importante verificar a resistência a pragas, doenças e nematoides daquela cultivar para a região de cultivo, evitando o mal posicionamento do material, e consequentemente, o aumento na incidência de pragas e doenças na lavoura.
A maioria dos produtores cultiva a soja em áreas com plantio direto. Por isso, de acordo com o professor da Unesp Botucatu, Paulo Arbex, em entrevista ao Canal Rural, é importante fazer o planejamento da dessecação, para que a palha esteja seca no momento do plantio, o que vai facilitar o trabalho da plantadeira.
Falando em plantadeira, a manutenção da máquina não pode ficar em segundo plano. O agricultor precisa verificar discos, molas e rolamentos antes de iniciar o plantio.
Outra dica importante é fazer a semeadura respeitando o calendário, para que a soja floresça e o enchimento dos grãos coincida com a máxima duração do dia possível. É necessário também a realização da análise do solo, para verificar, por exemplo, se o pH está ácido e como está a situação dos macros e micronutrientes. A realização de análise de solo e recomendação criteriosa de um engenheiro agrônomo é ainda mais importante nesse momento, de possível falta de fertilizante no mercado.
É hora de plantar e manejar corretamente!
Depois desse bom planejamento, é hora de começar o plantio. Para essa fase, o professor da Unesp recomenda especial atenção na distribuição de sementes e adubos, além do cuidado no deslocamento do maquinário, que se estiver muito veloz, vai diminuir a qualidade.
É importante também que o agricultor inicie a lavoura em campo livre de daninhas, que podem impactar muito a produção, principalmente nos 30 primeiros dias após a semeadura. Para isso, a dica é utilizar herbicidas pré-emergentes com residual e pós-emergente antes do fechamento das entrelinhas.
Diversas doenças e pragas costumam comprometer a produtividade das lavouras de soja, como percevejos, lagartas e moscas-brancas. Na lista de doenças, temos ainda a ferrugem, antracnose, mancha-alvo, mofo-branco e as doenças de final de ciclo (DFCs), além das daninhas resistentes.
Para o manejo da cultura, o produtor pode contar com a IHARA, que tem um portfólio completo de produtos para a cultura da soja, em todas as suas fases, como acaricidas, fungicidas, herbicidas, inseticidas e produtos biológicos.
Colheita
Depois de todo o trabalho pré-plantio, plantio e manejo da soja ao longo de cerca de 160 dias, é chegado o momento da colheita. Para que essa fase também ocorra com sucesso, o produtor precisa tomar alguns cuidados.
O primeiro deles é atenção às condições climáticas, que influenciam na hora de colher. O momento ideal para colheita é quando a umidade dos grãos está entre 13% e 16%. É indicado que o produtor acompanhe a mudança da umidade duas semanas antes da data em que agendou a colheita e que o trabalho sempre ocorra pela manhã, quando há alta umidade e menos calor.
Para o sucesso nessa fase, também é importante o cuidado com o maquinário. Acerte a regulagem da colhedora e ajuste a velocidade para trabalhar com eficiência e sem perdas.
Conheça os lançamentos IHARA para a cultura da soja
A IHARA tem diversas soluções em portfólio para o manejo eficiente da soja contra as principais pragas e doenças. Recentemente, a empresa lançou um seleto grupo de tecnologias inovadoras para a cultura da soja: Hayate, Romeo SC, Convence FS e Maxsan.
O inseticida Hayate é indicado para o manejo de lagartas de difícil controle, agindo na paralisação imediata da alimentação desses insetos. Com ação rápida, possui período residual prolongado e protege a planta, sendo uma ferramenta adicional para o manejo de resistência. O Hayate pode ser usado no estado vegetativo da soja.
Outra tecnologia que está recente no mercado é o Romeo SC, fungicida biológico com molécula inédita no Brasil, que age de forma preventiva com modo de ação único definido pelo FRAC (Fungicides Resistance Action Committee), maximizando a proteção da lavoura contra a ferrugem. A solução inovadora tem alta compatibilidade para aplicação com outros produtos químicos ou biológicos do mercado.
Para deixar o portfólio ainda mais robusto, o inseticida Maxsan agora possui efeito 4MAX, ou seja, é único inseticida altamente sistêmico ideal no controle de todas as fases de desenvolvimento do percevejo e da mosca-branca na cultura da soja. Com maior efeito choque em insetos adultos, possui também efeito ovicida, resultando em menor percentual de ovos eclodidos. O Maxsan ainda influencia na reprodução dos insetos, reduzindo sua população e aumentando intervalo entre posturas.
Além do controle de pragas e doenças, o agricultor também não pode renunciar ao tratamento de sementes. A IHARA lançou o Convence FS, com formulação inovadora que potencializa a sinergia entre os ativos para obter um stand perfeito, além de apresentar modos de ação diferentes que deixam as plântulas mais protegidas e com menos pragas desde o início da plantação. O Convence FS ainda oferece alta performance contra a Lagarta-Elasmo, praga frequente em todas as regiões do Brasil e que pode ser letal para a cultura da soja.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da IHARA e saiba como produzir com cada vez mais eficiência!