Com portfólio robusto, empresa avança no manejo integrado com soluções para o controle eficaz de daninhas e pragas em florestas plantadas
A IHARA, referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, participa da edição 2025 do Show Florestal, que ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto, em Três Lagoas (MS). Com um portfólio completo, a empresa apresenta soluções voltadas às necessidades específicas dos cultivos florestais, especialmente no controle de plantas daninhas e pragas que impactam diretamente a produtividade e a rentabilidade das plantações de eucalipto.
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Marcos Vilhena, Três Lagoas é considerada uma das regiões mais estratégicas para o setor florestal brasileiro. “Por isso, o Show Florestal vem se consolidando como a principal feira do segmento no país, impulsionando a inovação e novos negócios para o mercado de florestas plantadas. Temos orgulho de fazer parte desse evento, reforçando o propósito da IHARA de estar cada vez mais próxima do agricultor, com soluções efetivas e sustentáveis”, reforça o gerente.
Entre os destaques está o herbicida FALCON, com ação pré-emergente e de longo residual. O produto oferece amplo espectro de controle sobre gramíneas e folhas largas que afetam o eucalipto, como capim-colchão, capim-colonião, capim pé de galinha, capim amargoso e corda-de-viola, entre outras espécies. A solução contribui para manter a lavoura mais limpa por mais tempo, menos intervenções e menor pegada de carbono, além de oferecer segurança devido à sua seletividade, que permite o máximo do desenvolvimento da floresta e o retorno produtivo da área.
Já o YAMATO SC, também da linha de herbicida pré-emergente, apresenta alta eficiência no controle da matocompetição, especialmente contra as espécies como capim-braquiária, capim-marmelada, capim-colchão e capim-colonião. Destaca-se pelo efeito residual prolongado, segurança no manejo e ganhos consistentes de produtividade em áreas de floresta plantada.
“As plantas daninhas competem com as árvores por luz, água e nutrientes, prejudicando diretamente o desenvolvimento da floresta. Além disso, reduzem o potencial produtivo da madeira, podendo causar perdas de 20% a 75% na colheita. Diante desse cenário, é fundamental que o agricultor adote um manejo eficiente, com herbicidas que ainda não apresentem resistência e que eliminem com segurança esses detratores de produtividade, como é o caso do FALCON e do YAMATO”, enfatiza Vilhena.
Para complementar o programa de manejo florestal, a IHARA oferece o inseticida TERMINUS, com resultados comprovados no controle de pragas como psilídeo-de-concha. A solução proporciona proteção prolongada e manejo seguro da floresta, reforçando o compromisso da empresa com tecnologias integradas para os desafios do campo.
“O psilídeo-de-concha causa danos significativos em plantios de eucalipto, especialmente em regiões de clima mais seco e quente, como o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. As perdas podem chegar a 30% da produtividade da madeira, principalmente em áreas com infestações severas e manejo inadequado. Entre os principais impactos são desfolha intensa, sobretudo em mudas e árvores jovens, a redução na taxa de crescimento das plantas e o aumento da suscetibilidade a outras pragas e doenças”, orienta o especialista da IHARA.
Durante o evento, os agricultores terão a oportunidade de conhecer de perto os benefícios e resultados das tecnologias aplicadas ao cultivo de florestas, além de trocar experiências e acessar conteúdos técnicos voltados ao manejo integrado. “Com 60 anos de atuação no Brasil, a IHARA segue investindo em seu portfólio com base na tecnologia japonesa, que lidera o desenvolvimento de novas moléculas no mundo. Atuamos como ponte para trazer essas inovações ao Brasil, adaptando-as à realidade da agricultura nacional. Essa estratégia assegura não apenas eficiência, mas também sustentabilidade e competitividade ao produtor rural”, finaliza Vilhena.
Sobre a IHARA
A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.