Apoiar a tradição cultural brasileira é uma premissa para a IHARA. A empresa de pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas está envolvida em uma nova iniciativa e, desta vez, buscando valorizar e fomentar as raízes gaúcha e japonesa com o projeto FESTIVAL IHARA DE CULTURA REGIONAL.
Com uma programação gratuita que inclui música, dança e atrações de preservação dessas importantes tradições, serão realizados quatro eventos, dois de cultura japonesa – em Bragança Paulista/SP e Sorocaba/SP – e dois de cultura gaúcha – em Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.
“Depois de percorrermos seis regiões do país com o musical Brasil Raiz, agora estamos investindo na cultura regional, pois há uma ligação muito forte entre a IHARA e as comunidades gaúchas, pois ambas vivem da agricultura. E não poderíamos deixar de fora, o nosso reconhecimento à tradição japonesa já que está muito presente em nosso DNA. Além disso, acreditamos que um país só consegue crescer verdadeiramente quando valoriza sua cultura e o Brasil é riquíssimo nesse sentido. Estamos orgulhosos em contribuir com essas tradições”, comenta Gabriel Saul, Gerente de Comunicação da IHARA.
A estreia do FESTIVAL IHARA DE CULTURA REGIONAL será com o FESTIVAL JAPÃO em Bragança Paulista, nos dias 27 e 28 de maio, na sede da Associação Nipo. Dentro das atrações são destaques: Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Grupo Yuugen, Grupo Wadan, Grupo Todos Nós e apresentações de artes marciais.
Além dessas, o evento conta com a programação da própria Associação Nipo Brasileira de Bragança Paulista, que contará com a Rádio Taiso, Taiko Aozora Daiko, apresentações da Escola de Língua Japonesa e o Concurso de Cosplay. A gastronomia do Festival Japão terá pratos típicos da culinária japonesa como Gyudon (com carne wagyu), Karê, Yakisoba, Pastel, Tempurá, como também Sushi, Temaki, Niguiri, e de sobremesa, o famoso Tempurá de Sorvete.
As informações sobre os eventos seguintes do FESTIVAL IHARA DE CULTURA REGIONAL serão divulgadas em breve. Este é um projeto realizado via Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio da IHARA, realização da MKT, Marolo Produções, Ministério do Turismo, Governo Federal, União e Reconstrução.
Estreia do projeto: