IHARA distribui e-book exclusivo sobre revisão de cultivos e importância dos polinizadores

24/09/2021
Não categorizado

A IHARA apoia a adoção de boas práticas agrícolas por meio de diversas iniciativas, entre elas o Projeto Conviver com foco na convivência amigável entre a apicultura e a agricultura brasileira.

 

As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Devido à enorme diversidade de zonas climáticas e paisagens do país, existem mais de três mil espécies no Brasil. Assim, a variedade de potenciais polinizadores é grande. Elas podem ajudar muitas culturas agrícolas a dar frutos não apenas em maior quantidade, mas também de melhor qualidade. De acordo com dados da Universidade de São Paulo, cerca de 75% da alimentação humana depende direta ou indiretamente de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. Culturas dependentes da polinização animal (incluindo as abelhas) contribuem com 35% do volume de produção mundial de alimentos, representando 5% a 8% em valor da produção mundial. Esse dado faz parte do relatório divulgado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (IPBES).

 

Diante desse cenário, a IHARA ao longo dos últimos meses, têm realizado a entrega gratuita do livro: “Revisão de Culturas com Foco em Polinização de Abelhas”, além de disponibilizar o conteúdo online para download. O material traz um estudo completo sobre a relação entre polinizadores e as principais culturas como batata, café, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja, para uma convivência harmônica entre agricultura e apicultura.

 

“Por meio de nosso programa exclusivo realizamos ao longo dos anos a conscientização dos nossos funcionários e agricultores sobre a importância dos polinizadores, para um manejo sustentável e harmônico e de diálogo. Além dessa iniciativa, também contamos com a Morada Conviver, espaço das abelhas, localizado no Centro de Pesquisa da IHARA em Sorocaba/SP onde é possível ver na prática a convivência pacífica com os polinizadores”, destaca Daiana Costa, Consultora de Assuntos Regulatórios da IHARA.

 

A polinização aplicada é a base para a produção de alimento e a conservação dos polinizadores é a base para a segurança alimentar. “O objetivo deste livro é instruir sobre a importância das abelhas de forma transparente com todas as partes interessadas. Os polinizadores são essenciais para a manutenção da diversidade no meio ambiente e as abelhas se destacam entre os principais responsáveis pelo processo de reprodução de plantas e flores, contribuindo fundamentalmente para o progresso da agricultura”, finaliza Daiana.

 

Confira o depoimento de alguns clientes:

 

“Os polinizadores desempenham um papel especial para sobrevivência das culturas, o que me chama a atenção é a cooperação e o trabalho de equipe, que tomo como exemplo, assim acredito que é a nossa parceria, mútua cooperação”, destacou Juarez Guilherme, gerente técnico da Agropecuária Cabo Verde ao receber seu exemplar e ter a oportunidade de conversar sobre o convívio entre agricultura e as abelhas.

 

“Parabéns a IHARA pela compilação e elaboração do material, simples, rico em informações, inovador e de grande conscientização, caminhamos cada vez mais em busca da sustentabilidade, tenho certeza que por meio de boas práticas de preservação e tecnologias nossa parceria será cada vez mais forte”, disse Mario Ferraz, coordenador geral do departamento técnico da Cooxupé.

 

Saiba mais no e-book disponível em: https://ihara.com.br/seguranca-no-campo/

Cooxupé

 

 

Agropecuária Cabo Verde

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio