Maturador potencializa sacarose na planta no momento em que condições climáticas podem interferir no desenvolvimento natural.
A produção de açúcar continua movimentando a engrenagem de muitas usinas. A expectativa é de uma produção de 38,77 milhões de toneladas de açúcar em todo o Brasil na safra 2023/24, de acordo com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso representa o segundo melhor resultado de uma série histórica, atrás apenas da safra 2020/21.
Um dos desafios do produtor é manter a rentabilidade do canavial durante o meio de safra. Isso ocorre porque a cana pode até estar vistosa, mas, direcionando a produção para extrair açúcar, o importante é a capacidade de maturação e acúmulo de açúcares totais recuperáveis (ATR).
A maturação envolve a formação de açúcar na cana, começando pelas folhas até chegar ao colmo, para armazenamento.
Uma maneira eficaz de aumentar ATR é usar maturadores, produtos que aceleram o amadurecimento da planta.
Durante o meio de safra, com alteração na disponibilidade natural de luz e água, o período de maturação do canavial também pode mudar. O crescimento das plantas entra em outro ritmo, devido à estafa da cana-de-açúcar. Por isso, o uso de maturador garante rentabilidade desse período até o fim da safra.
É no meio da safra que a maturação da cana-de-açúcar ocorre de maneira natural. É aí, também, que os maturadores agem para potencializar a sacarose em plantas que ainda não estejam com maior rentabilidade para produção de açúcar.
Usando um maturador de qualidade, independentemente do período do cultivo, o produtor tem garantia de qualidade e quantidade de açúcar.
Máximo de açúcar
A IHARA oferece o melhor produto do mercado para auxiliar na obtenção de rentabilidade no canavial. O Riper é o maior aliado dos produtos de cana e das usinas, pois pode ser usado em qualquer momento da safra. Possui tecnologia exclusiva para transformar a energia de crescimento da cana em açúcar.
O maturador de cana da IHARA age de forma eficiente e rápida. Entre os diferenciais do Riper estão: flexibilidade de uso e ação rápida, o que auxilia o acompanhamento do manejo, e carência de apenas 14 dias e cana com mais tonelada de açúcar por hectare (TAH).
Desenvolvido para auxiliar no manejo de forma a flexibilizar o trabalho do produtor, Riper é classificado como regulador de crescimento e é altamente sistêmico. Tanto que, a partir de 14 a 45 dias, o maturador proporciona uma excelente janela de colheita com flexibilidade.