Doenças e nematoides: qual o tratamento mais eficaz para evitar esses problemas na lavoura?

09/09/2021
Cultura • SojaSoja – Grãos ArmazenadosSoja Teste

A soja é a oleaginosa mais cultivada no Brasil e para o sojicultor obter altos índices em produtividade, há a necessidade da adoção de um correto manejo da cultura. Uma série de nematoides e doenças de solo incidem na cultura, e podem impactar de forma significativa a produtividade da oleaginosa.

 

Dentro deste manejo, o tratamento de sementes entra como uma ferramenta importante para auxiliar no manejo das doenças e nematoides. O tratamento de sementes tem o objetivo de suprimir os nematoides e vetores de doenças de solo durante as primeiras semanas após a semeadura. Com isso, há a diminuição da penetração, protegendo as plântulas e permitindo um desenvolvimento adequado do sistema radicular.

 

Essa técnica funciona como um forte aliado das lavouras de soja, possibilitando melhor estabelecimento do estande e maior produtividade. Mas, mesmo sendo muito importante, o tratamento de sementes deve ser eficiente a ponto de refletir em resultados positivos no campo.

 

Assim, fica a questão: qual é o melhor tratamento para as sementes de soja a fim de evitar a disseminação de doenças e nematoides?

 

Tratamento de sementes de soja: Por que é tão importante?

No Brasil, a produção de soja vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, com uma produção de 135,409 milhões de toneladas na safra 2020/2021. A grande razão desse crescimento é a utilização de boas práticas de manejo, que ajudam o agricultor a atingir altas produtividades.

 

Mesmo com todo esse sucesso, por muitas vezes, a semeadura da soja com uma semente de qualidade duvidosa pode levar problemas à lavoura, principalmente pela ação de diversas doenças e nematoides, causadores de prejuízos bilionários para agricultores.

 

Nessas situações, o tratamento de sementes entra como um forte aliado, com o manejo preventivo que trazem significativos ganhos em rentabilidade às lavouras de soja, evitando que nematoides e doenças tenham mais força para se desenvolver na cultura.

 

Dessa forma, com o tratamento de sementes, o desenvolvimento da lavoura de soja tende a ocorrer de maneira mais uniforme e com maior força de enraizamento, redução de riscos com problemas futuros e gastos extras com aplicação de nematicidas e/ou inseticidas de forma emergencial.

 

Dessa forma, o tratamento de sementes de soja permite:

  • Maior controle de pragas;
  • Proteção do potencial genético da cultura de soja;
  • Estabelecimento de um bom estande da lavoura;
  • Melhor enraizamento e capacidade de germinação;
  • Maior produtividade.

 

Tecnologia moderna que deixa nematoides e doenças longe da soja

Funcionando como uma estratégia de manejo preventivo, o tratamento de sementes possibilita que o agricultor tenha maiores chances de sucesso, baseados em uma boa germinação das sementes com um bom desenvolvimento inicial das plantas.

 

A tecnologia relacionada ao tratamento de sementes de soja pode ser aplicada de duas maneiras:

  • On farm (na fazenda, em livre tradução), realizado logo antes da semeadura pelo próprio agricultor;
  • Através do TSI (tratamento de sementes industrial), que consiste em aplicações automatizadas por meio de equipamentos de alta tecnologia, normalmente realizado nas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS).

 

Para um controle mais abrangente e efetivo, o tratamento de sementes simultâneo de diversas doenças do solo e nematoides representa uma possibilidade e até uma necessidade cada dia mais significativa para agricultores.

 

Neste sentido, um produto completo e com tecnologia inovadora permite um tratamento mais efetivo de doenças e nematoides na soja: O CERTEZA N.

 

Este é um produto específico para o tratamento de sementes de soja, com ação simultânea, controlando doenças de solo e nematoides de uma só vez.

 

CERTEZA N: eficaz tratamento de sementes contra doenças do solo e nematoides

Hoje em dia, todo agricultor busca o máximo de comodidade e eficiência em seus manejos, com o CERTEZA N ele conseguirá isso. Este produto oferece um controle das principais doenças de solo, além de contribuir com um manejo mais eficiente de nematoides na soja.

 

Por essa característica, este produto promove uma importante redução do operacional e de custos, já que o tratamento das sementes com CERTEZA N reduz o uso de outros defensivos.

 

Conhecido como um fungicida sistêmico e de contato, o produto possui, em uma única formulação, dois modos de ação, com isso a planta terá maior vigor e desenvolvimento, garantindo o estabelecimento inicial da lavoura.

 

Quando utilizado, o produto proporciona as seguintes vantagens:

  • Amplo espectro de ação;
  • Redução da disseminação de doenças, tanto das sementes quanto do solo;
  • Ação nematicida;
  • Proteção do potencial produtivo e do vigor da semente;
  • Maior permanência na semente (adesividade);
  • Efeito benéfico sobre o potencial de enraizamento.

 

Por fim, essa solução desenvolvida pela IHARA é pioneira, sendo registrada para nematoides na soja e no milho. Conta também com a exclusiva tecnologia UHPS (Ultra High Performance Sticker) em sua formulação.

 

Convence FS: Proteção da lavoura desde o início

Outra solução para o tratamento de sementes é o Convence FS, que oferece ampla proteção de pragas.

 

Com o tratamento de sementes IHARA, as lavouras de soja terão a manutenção do estande inicial e a proteção do potencial produtivo na medida certa.

 

A formulação do Convence FS potencializa a sinergia entre os ativos para permitir um estande perfeito. Além disso, este produto apresenta dois modos de ação distintos, permitindo plântulas mais protegidas e menos pragas nas fases iniciais da cultura.

 

Portanto, mantenha a cultura da soja com altos índices de produtividade adotando o tratamento de sementes como manejo mais efetivo.

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio