Aprenda a fazer a correta regulagem das plantadeiras de soja

17/09/2021
Cultura • Soja

Preparação dos maquinários utilizados para o plantio da soja está entre os principais cuidados que impactam no sucesso da safra.

 

Quem trabalha no cultivo de soja sabe que os cuidados com o solo e a lavoura não são as únicas preocupações quando o assunto é garantir a produtividade da safra. Os maquinários que são utilizados na lavoura, por exemplo, também tem impacto direto no sucesso da cultura e, por isso, demandam uma atenção especial.

 

Esse é o caso das plantadeiras de soja, equipamentos de arrasto que realizam a semeadura no solo com bastante agilidade. O fato é que, quando essa máquina não está devidamente regulada, sua utilização pode trazer alguns problemas sérios ao agricultor, como baixa germinação das plântulas, falhas no estande, atraso na semeadura e ocorrência de plantas duplas.

 

Para evitar que problemas dessa magnitude aconteçam, o segredo é preparar o equipamento com antecedência, atentando-se às questões de manutenção e regulagem.

 

Na sequência, explicaremos tudo o que você precisa fazer para extrair o melhor desempenho da sua plantadeira.

 

Manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva é uma recomendação válida para qualquer tipo de equipamento utilizado na lavoura, pois, evita as paradas não programadas durante a operação, decorrentes de falhas ou quebras mais severas.

 

Com as plantadeiras de soja essa premissa não é diferente. Antes da sua utilização, o ideal é que a máquina passe por uma inspeção detalhada, que inclui a verificação e reposição de peças quebradas ou desgastadas, bem como a lubrificação geral da mesma.

 

A calibragem dos pneus também é um ponto que merece atenção. As plantadeiras mecânicas, por exemplo, são reguladas a partir do pneu. Isso significa que se os pneus do equipamento estiverem murchos, a distribuição de sementes da máquina será alterada.

 

Por fim, os equipamentos precisam passar por uma limpeza geral bastante minuciosa. Essa prática tem como objetivo principal evitar possíveis contaminações de daninhas ou doenças.

 

Definição do espaçamento e profundidade da semeadura

 

Durante a regulagem da plantadeira de soja, você também precisará definir o espaçamento e profundidade da semeadura, ajustando essas informações na máquina.

 

Para a soja, a recomendação mais comum de espaçamento é a seguinte: 45 ou 50 cm entre fileiras, e a profundidade da semeadura da cultura, por sua vez, é de 3 a 5 centímetros.

 

Para que a plantadeira trabalhe com a profundidade correta, é aconselhável checar a pressão das molas, garantindo que todas estejam iguais. Para os equipamentos com ajuste manual, também será necessário verificar se todas as linhas estão com os mesmos ajustes e profundidades.

 

Fazendo o cálculo de sementes por hectare

 

Definir a quantidade de sementes que serão depositadas na lavoura é fundamental para obter resultados positivos. Por isso, além de regular o espaçamento e profundidade da semeadura, também será preciso calcular quantas sementes serão semeadas por hectare, considerando inclusive o seu poder de germinação.

 

Após chegar ao número ideal, basta fazer a devida regulagem na plantadeira, para que ela distribua a quantidade desejada de sementes por metro linear durante o plantio, considerando o espaçamento adotado, tendo em vista atingir a população de plantas pretendida.

 

Além das recomendações apresentadas, existem outros cuidados que devem ser levados em consideração durante a regulagem das plantadeiras de soja, como:

 

  • Escolher o melhor disco e anel, a depender do tipo de semente que será utilizada;
  • Limpar e lubrificar itens como engrenagens e correntes;
  • Manter a velocidade da máquina entre 4 a 6 km/h.

 

A regulagem das plantadeiras de soja é apenas uma das etapas que compõem o plantio adequado desta cultura. Se você quer saber mais, clique aqui e confira o e-book “Pré-plantio e plantio da soja: saiba quais cuidados tomar para garantir o sucesso da safra”.

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio