CARACTERÍSTICAS
Os nematoides-das-galhas são organismos tipicamente vermiformes, possuem um estilete para injetar secreções e ingerir nutrientes a partir das células hospedeiras da planta.
CICLO REPRODUTIVO
O ciclo de vida do nematoide-das-galhas é formado por quatro estádios juvenis antes de se tornar adulto, e tem início com o ovo depositado pela fêmea. A deposição de ovos completa o ciclo de vida do nematoide.
Em média, são depositados de 500 a 700 ovos. Os ovos são depositados em uma massa gelatinosa, transparente, que os mantêm agregados. A duração do ciclo é fortemente afetada pela temperatura, umidade e planta hospedeira. O ciclo se completa, em média, em 25 dias, em temperaturas próximas de 28°C
DANOS À LAVOURA
O nematoide-das-galhas parasita as raízes da cana-de-açúcar e de outras culturas econômicas, como soja, algodão, milho, café, feijão, além de plantas forrageiras, hortaliças, frutíferas, reduzindo drasticamente o crescimento das plantas e a sustentabilidade da produção.
No campo observa-se clorose, murcha das plantas durante a parte mais quente do dia, declínio vagaroso, queda prematura das folhas, queda na produção, sintomas de deficiências de minerais. Dependendo das condições climáticas locais, a planta estressada pode definhar. No Brasil, as perdas de produtividade da cana-de-açúcar giram ao redor de 40%.
CONTROLE E MANEJO
A prevenção da entrada do nematoide-das-galhas em áreas não infestadas e a prevenção da sua da disseminação são as principais medidas de controle. A aplicação de nematicidas para controle de nematoides é um método atrativo para os produtores pelo fato de proporcionar resultados favoráveis em menor período de tempo.
IMPACTOS NA SOCIEDADE
Os nematoides estão entre os principais patógenos que limitam o aumento da produtividade agrícola, reduzindo drasticamente o crescimento e a sustentabilidade da produção.
Fonte: Embrapa