Nematóides-das-lesões

Pratylenchus brachyurus
O nematoide-das-lesões, Pratylenchus brachyurus, é reconhecido mundialmente como um dos patógenos mais prejudiciais em culturas de importância econômica, como a cana-de-açúcar. É um endoparasita migrador, causador de severos danos às raízes.
Baixar ficha técnica

CARACTERÍSTICAS

 

O Pratylenchus brachyurus apresenta corpo esguio e alongado, quase retilíneo quando relaxado, medindo entre 0,3 e 0,9 mm quando adultos. Os machos têm formato similar ao das fêmeas, porém são extremamente raros, visto que as fêmeas reproduzem-se por partenogênese. Uma fácil característica que define os machos é a presença de dois ganchos escuros, chamados espículas.

 

CICLO REPRODUTIVO

 

O ciclo de vida do Pratylenchus brachyurus é simples e relativamente rápido, e normalmente ocorrem várias gerações em uma única safra da cultura hospedeira. O tempo necessário para completar o ciclo de vida do nematoide-das-lesões é de 3 a 4 semanas, dependendo da temperatura e da umidade do ambiente. 

 

DANOS À LAVOURA

 

O nematoide-das-lesões tem causado danos severos em diversas culturas de grande importância econômica e social, como cana-de-açúcar, café, soja, feijão, algodão e milho, além de pastagens, sorgo, amendoim, batata, fumo, eucalipto, seringueira, guandu, arroz, abacaxi e algumas hortaliças. Em lavouras seriamente afetadas, nota-se atraso no desenvolvimento das plantas e necroses nas radicelas, acompanhadas de lesões escuras.

 

Estima-se que as reduções na produtividade da cana-de-açúcar em áreas infestadas pelo nematoide sejam superiores a 20%. Na soja, há relatos frequentes de reduções de até 30% ou mesmo de até 50% em áreas infestadas em lavouras comerciais sob plantio direto na Região Centro-Oeste.

 

CONTROLE E MANEJO

 

O nematoide-das-lesões é considerado parasita de difícil controle ou manejo. O manejo de áreas infestadas, atualmente, tem se fundamentado principalmente no uso de nematicidas químicos aplicados no plantio e/ou nas soqueiras. Em canaviais colhidos em época seca (julho a setembro), os melhores resultados foram obtidos nas aplicações feitas aos 30 ou 90 dias depois do corte.

 

IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

Problemas de ordem fitossanitária causam prejuízos diretamente na produção da cultura ou influenciam na qualidade dos produtos. Dentre esses, os nematoides representam sérios problemas à cultura da cana-de-açúcar em praticamente todas as regiões onde é cultivada, causando importantes danos econômicos.

 

Fonte: Embrapa

 

Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do agronegócio